Visões Periféricas

O Projeto: 

A 11ª edição do Festival Visões Periféricas vai ocorrer em data ainda a ser definida e divulgada.

As inscrições de filmes produzidos a partir de janeiro de 2016 estão abertas para as mostras:

  • Visorama: filmes de até 30min produzidos por alunos de oficinas, escolas livres e projetos de formação em audiovisual.
  • Fronteiras Imaginárias: filmes de até 30min produzidos por realizadores independentes e coletivos de audiovisual.
  • Tudojuntoemisturado: filmes de até 5min produzidos por qualquer realizador, através de dispositivos móveis. São aceitos vídeos no formato remixagem, mashup e videoclipe. Os filmes dessa mostra serão exibidos e votados no site do festival.
  • Panorâmica: filmes com duração de pelo menos 40’ (média e longa).

Para efetuar a inscrição o interessado deve ler o regulamento, criar sua conta de usuário, preencher a ficha do filme e enviá-lo por upload ou correios. Quem já possui login referente a edições anteriores, basta se logar e adicionar novo filme.

Ao longo de seus dez anos ininterruptos o Festival Visões Periféricas estimulou o surgimento, crescimento e conexão de projetos de produção e difusão audiovisual espalhados pelo Rio de Janeiro, estados do Brasil e América Latina. Projetos que promovem uma formação técnica e estética de indivíduos e coletivos nas periferias e ampliam o espectro de visões do público em geral sobre esses espaços a partir do olhar de quem vive o seu cotidiano. Sendo um projeto pioneiro e atualmente único no país e na cidade, o festival possui um papel importante no cenário nacional e local para o desenvolvimento estético e profissional de novas gerações de produtores e exibidores de audiovisual. Todas as janelas de produção e difusão reunidas sob o conceito do festival procuram formar um painel bem diversificado de formatos, temas e perfis de realizadores que hoje não se restringem apenas à habitantes de espaços periféricos. O festival busca sempre quebrar barreiras, reinventar o conceito de periferia a partir da curadoria e programação dos filmes;  do encontro entre o público e os realizadores vindos de lugares diferentes e com propostas estéticas diversas; das possibilidades que a tecnologia oferece para fazer chegar esses filmes ao grande público.

Regulamento: 

  1. A 11ª edição do Festival Visões Periféricas vai ocorrer em data ainda a ser definida e divulgada
  2. As inscrições estão abertas até 16 de abril. O festival é composto de mostras competitivas e informativas.
    • ​Mostras Competitivas​
      • Visorama: filmes de até 30 minutos produzidos por alunos de oficinas, escolas livres e projetos de formação em audiovisual.

Destaques: 

40
mil filmes inscritos
1900
filmes exibidos
30
mil pessoas

Esse é o público de Visões Periféricas ao longo de suas edições.

10
comunidades cariocas

Inscrições:

Passo 1 - Crie sua conta de usuário

Você não está autenticado(a) no sistema Imaginário Digital ou ainda não possui uma conta de usuário. O que você deseja fazer agora?

Passo 2 - Cadastre o(s) seu(s) projeto(s)

Você ainda não registrou nenhum projeto.

Registre seu cineclube

Passo 1 - Crie sua conta de usuário

Você não está autenticado(a) no sistema Imaginário Digital ou ainda não possui uma conta de usuário. O que você deseja fazer agora?

Passo 2 - Cadastre o(s) seu(s) cineclube(s)

Você ainda não registrou nenhum cineclube