O Projeto:
Festival Visões Periféricas 2016 - edição 10 anos - as inscrições foram prorrogadas e estão abertas até o dia 16 de maio para as mostras:
- Visorama: filmes de até 30min produzidos por alunos de oficinas, escolas livres e projetos de formação em audiovisual.
- Fronteiras Imaginárias: filmes de até 30min produzidos por realizadores independentes e coletivos de audiovisual.
- Tudojuntoemisturado: filmes de até 5min produzidos por qualquer realizador, através de dispositivos móveis. São aceitos vídeos no formato remixagem, mashup e videoclipe. Os filmes dessa mostra serão exibidos e votados no site do festival.
- Panorâmica: filmes com duração de pelo menos 40’ (média e longa).
Os filmes devem ter sido produzidos a partir de janeiro de 2015. Para efetuar a inscrição o interessado deve ler o regulamento, criar sua conta de usuário, preencher a ficha do filme e enviá-lo por upload ou correios. Quem já possui login referente a edições anteriores, basta se logar e adicionar novo filme.
O projeto articula audiovisual, educação e tecnologias para ampliar o universo de expressão e percepção estética das múltiplas periferias brasileiras. Durante os dias em que acontece o festival recebe e promove o encontro entre filmes e diretores de diversas partes do país e continente. O Visões Periféricas é um festival pioneiro no Rio de Janeiro. Não só foi o primeiro a criar um espaço privilegiado para filmes e realizadores oriundos de oficinas, escolas livres e projetos de formação do Brasil, como também é pioneiro ao realizar exibições em regiões da cidade que até então não eram contempladas por festivais desse porte, como as favelas cariocas. Regina Casé, Eduardo Coutinho, Marcelo Yuka e a atriz Léa Garcia já foram homenageados neste que é um festival referência no país e América Latina. Em 2015, o festival homenageou o FUNK, patrimônio cultural carioca.
