Mostra Colômbia

A Mostra Colômbia é dividida em três programas. O primeiro apresenta filmes realizados em projetos de formação audiovisual promovidos pela produtora Full Producciones, sediada em Medellín. O Segundo exibe filmes de diversas periferias da Colômbia, muitos premiados no Festival Comuna 13, a outra história. O terceiro programa traz o longa-metragem Ella.

Full Producciones, outra maneira de se comunicar

Full Producciones é uma produtora que nasce do objetivo de um grupo de jovens do bairro Villa Laura Comuna 13, centro ocidente de Medellín, de se converter em uma organização social que gere processos de comunicação pública nas comunas.

O reconhecimento e a defesa do público se transformam em uma tarefa permanente que permite à instituição acompanhar a organizações e redes sociais que, a partir da atividade cultural, artística e do trabalho comunitário vem desenvolvendo propostas de construção coletiva de civilidade.

A produção audiovisual é, desta forma, a principal ferramenta para o trabalho de Full Producciones, já que permite, mediante a linguagem da imagem em movimento, interpretar a realidade e compartilhar com outros atores locais, regionais, nacionais e internacionais que, de uma ou outra forma, tem as mesmas problemáticas nas diferentes periferias do mundo.

Full Producciones também é conhecida por promover o Festival Comuna 13, a outra história, um festival referência na Colômbia por se dedicar a exibição de filmes produzidos nas periferias do país e que acontece em uma das principais comunas de Medellín.

Contato: fullproducciones@gmail.com

Filmes

BPE - Biblioteca Parque Estadual
20 de Agosto
17h00

Colômbia 3

  • Ella

    Alcides e Georgina são dois anciãos esquecidos do mundo que vivem do inquilinato da Cidade Bolívar, nos subúrbios de Bogotá. A mulher vive seu dia a dia na companhia de sua vizinha Giselle, uma linda criança de 12 anos a quem seu pai Facundo maltrata todos os dias. Depois de uma violenta discussão com Facundo, Georgina morre e como Alcides quer procurar um funeral digno. Empreende uma peregrinação pela cidade, com seu cadáver em uma carroça, em busca dos recursos para poder enterrá-la. Durante ser recorrido, o ancião se encontra com muito obstáculos, especialmente a indiferença da maioria das pessoas. Através de sua travessia Alcides aprende a viver sem Georgina e muda sua forma indolente de ver o mundo. Finalmente, cumpre com o último desejo de sua amada.

    Produtora: 
    Full Producciones
    Gênero:
    Ano: 
    2015
    Duração: 
    100 min
    Direção: 
    Líbia Estella Gomez
Oi Futuro
20 de Agosto
19h00

Colômbia 1

  • Incultura

    Felipe está disposto a tudo pelo amor da Luisa, por isso cruza as fronteiras imaginárias e sem pensar desata uma batalha entre as gangues da área, o que o leva a fazer um confronto com a cultura como arma para unir os povos e manter o amor da sua namorada.

    Produtora: 
    Full Producciones
    Gênero:
    Ano: 
    2015
    Duração: 
    33 min
    Direção: 
    Juan Carlos Gutiérrez
    Didier Molina
  • La Muertecita

    Aos 70 anos de idade, Olga passará a sua primeira noite sozinha, após a morte do seu esposo. O fantasma do seu morto chegará para lembrá-la os dias nos que sua existência estava conectada na desse outro. Lágrimas, raiva e liberdade, são sentimentos que habitam nela essa noite, a noite de sua pequena morte.

    Produtora: 
    Full Producciones
    Gênero:
    Ano: 
    2015
    Duração: 
    15 min
    Direção: 
    Lizz Acevedo
  • Fotosíntesis

    Yeison é um criança que quer ir à escola, mas sua avó Flor e sua irmã María não permitem. Juntos devem trabalhar cultivando para sobreviver. No entanto, Yeison pega o seu caderno e uma planta de feijão e foge para as aulas. Sua avó e sua irmã saem à procura dele, muito preocupadas por seu paradeiro. Ao chegar no lugar descobrem a importância que a escola tem para Yeison, mesmo já não sendo a mesma.

    Produtora: 
    Full Producciones
    Gênero:
    Ano: 
    2015
    Duração: 
    14 min
    Direção: 
    Juan David Mejía Vazquez
23 de Agosto
15h00

Colômbia 2

  • Eckwe quiere decir colibri

    Eckwe quer dizer beija-flor, narra a história de uma menina indígena chamada E´ckwe, e a India, sua mãe, que chegam a viver no Hawai Show 2000, um bordel de caráter popular. A menina se confronta progressivamente com o universo social do bordel e seus habitantes cotidianos: Os menino iguais  a E’ckwe vivem ali, as mulheres que trabalham no lugar, os clientes, os curiosos… Personagens e situações desconhecidas que a guiarão a uma inesperada confronta final.

    Produtora: 
    Full Producciones
    Gênero:
    Ano: 
    2015
    Duração: 
    17 min
    Direção: 
    Mônica Mondragon
  • La quinceañera

    Debutante: Enquanto sua mãe planeja uma grande festa para comemorar seus quinze anos, Nataly guarda um grande segredo. A chegada da sua amiga Mariana será a chave para romper o silencio.

    Produtora: 
    Full Producciones
    Gênero:
    Ano: 
    2015
    Duração: 
    15 min
    Direção: 
    Ana María Muñoz
    Camilo Pérez
    Nataly Ocampo
    Rubby Hurtado
    Luz Marina Arango
    Lina María Arango
    Astrid Ciro
    William Cifuentes
  • Pesados escombros

    São mais de 300 as pessoas que, pelo que parece, foram desaparecidas e enterradas na Escombrera da Favela Nº13 de Medellín. Foram os policiais guerrilheiros comandados pelo narcotraficante Don Berna que cometeram esses assassinatos e desaparecimentos.

    Amigos e familiares têm se dedicado à busca dos desaparecidos da Escombrera. As mães têm lutado pela verdade, a justiça, e a reparação.

    Em outubro de 2012 foi celebrada uma comissão Internacional do Esclarecimento pelas vítimas da Favela Nº13 e a operação Orion, que contou com a participação de apoio internacional. As vítimas ainda não são respaldadas pelo Estado colombiano no seu clamor de declarar o lugar Campo Santo e deter o derramamento de escombros.

    Produtora: 
    Full Producciones
    Gênero:
    Ano: 
    2015
    Duração: 
    7 min
    Direção: 
    Robinson Usuga
  • Chiqui Chiqui

    Produtora: 
    Full Producciones
    Gênero:
    Ano: 
    2015
    Duração: 
    22 min
    Direção: 
    Laura Cardenas

Apoios, patrocínios, parcerias, promoção e realização.