Curadores

Arthur Felipe Fiel

Foto de ArthurFiel

Mestrando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense, desenvolve pesquisas sobre políticas públicas e o mercado de Cinema e Televisão com foco no público infantil .Atuou como diretor de produção no documentário Perigo Amarelo nos dias atuais (em fase de finalização) e no longa-metragem Notas para Paixão – Passion, este da MP2 Produções Ltda, produtora para qual também colabora como roteirista. Escreveu e dirigiu o curta-metragem Dando Asas à Imaginação, patrocinado pela Secretaria do Estado da Cultura (RJ) e Fundação Cesgranrio através do edital ELIPSE 2016/2017. Além das áreas de Roteiro e Produção, atua também como Consultor de Roteiros para conteúdos infantis. Arthur é curador das Mostras Fronteiras Imaginárias e Cinema da Gema.

Emilio Domingos

Foto de emiliodomingos

Emílio Domingos, cineasta e cientista social formado pela UFRJ, atualmente é mestrando em Cultura e Territorialidades pelo PPCULT - UFF. Diretor, pesquisador e roteirista, com o foco em documentários e antropologia visual. Dirigiu 9 curtas e 3 longas-metragens, dentre eles os longas Deixa na Régua (2016), A Batalha do Passinho (2013), e L.A.P.A. (2008); e os curtas A Palavra Que Me Leva Além: Histórias do Hip Hop Carioca (2000), Quando Xangô Apitar (2011), Cante um Funk Para um Filme (2007), Minha Área (2006), Família Tetra (2003) entre outros. Além da produção documental, também dirigiu os videoclipes Alteração (ÉA!) - BNegão e os Seletores de Frequência; Para Onde Irá Essa Noite - Lucas Santtana; Curimba Riddim - DigitalDubs; e Dali – Marcelo Yuka; e trabalhou na área da pesquisa em filmes como Mistério do Samba (2008) e Pierre Verger (2000) entre outros. No momento realiza o seu quarto longa metragem intitulado Favela É Moda. Emílio é curador da Mostra Panorâmica.

Julia Levy

Foto de JuliaLevy

Julia Levy é economista pós-graduada em Cinema Documentário. Iniciou sua carreira como pesquisadora acadêmica no curso de economia e, posteriormente, como produtora em festivais de cinema. Atua há mais de 16 anos no setor audiovisual brasileiro desenvolvendo diferentes funções e projetos como distribuidora e exibidora no segmento de filmes de arte, consultora de projetos, produtora, pesquisadora e editora de publicações. De 2008 a 2014 esteve à frente da Superintendência de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro onde implementou a política audiovisual fluminense desenvolvendo programas em parceria com instituições públicas como a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro; Agência Nacional de Cinema (ANCINE), Caixa Econômica Federal, Riofilme, Marché du filme (Festival de Cannes), Cinemart (Festival Internacional de Cinema de Roterdã), Rio Content Market entre outros. Também trabalhou desenvolvendo estudos sobre a indústria cinematográfica brasileira para o Dutch Institute (Holanda) e projetos de residência artística em parceria com o Newton Fund and Arts and Humanities Research Council ambos da Inglaterra. Colabora na curadoria de festivais de cinema e é avaliadora de projetos audiovisuais para instituições públicas. Integra o ELVIRAS - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema desde sua constituição em 2016. Júlia é curadora da Mostra Panorâmica.

Janaína Pereira de Oliveira

Foto de janaoliveira

Pesquisadora e curadora, Janaína Oliveira é doutora em História, professora no IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), e Fulbright Scholar no Centro de Estudos Africanos na Universidade de Howard, em Washington D.C. nos EUA. Atualmente é curadora do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul (RJ) e do FINCAR (Festival Internacional de Realizadoras / PE), além de integrar as comissões de seleção de filmes do Festival de Brasília (DF), do Kinofoum (SP) e da Semana dos Realizadores (RJ). Faz parte da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro). É idealizadora e coordenadora do FICINE, Fórum Itinerante de Cinema Negro (www.ficine.org). Janaína é curadora das Mostras Fronteiras Imaginárias e Cinema da Gema.