Júri Oficial

Fronteiras Imaginárias e Cinema da Gema: Ana Paula Alves Ribeiro

Ana Paula Alves Ribeiro é professora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Brasil. Faz parte da coordenação colegiada do Museu Afrodigital Rio (UERJ) e integra as Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.

Fronteiras Imaginárias e Cinema da Gema: Flavia Candida

Flavia Candida é curadora, cineasta e produtora oriunda do curso de Cinema da UFF, onde dirigiu o curta O Metro Quadrado, vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília em 2002.  Começou sua carreira como programadora em meados dos anos 1990 no Cine Arte UFF e coordenou por mais de 15 anos o Festival Brasileiro de Cinema Universitário.  Colabora na programação e seleção de diversos festivais e mostras como na Première Brasil do Festival do Rio, Curta Cinema, Festival de Cinema de Vitória, Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e Goiânia Mostra Curtas. Como analista e consultora de projetos trabalha na seleção de laboratórios como BR Lab, Plataforma Lab, ICUMAM Lab e no Laboratório de Projetos do Curta Cinema. Também fez parte da comissão de seleção do 1º Edital Elipse de curtas-metragens universitários (Secretaria de Estado de Cultura do Rio) e do FUNCULTURA 2016 em Pernambuco.

Mostra Panorâmica: Antonio Molina

Antonio Molina, cineasta, cubano, membro da UNEAC – União de Escritores e Artistas Cubanos desde 1978 e membro da União de Jornalistas de Cuba desde 1981. Trabalhou como diretor cinematográfico na empresa CINED, de 1971 a 1988, onde realizou mais de 40 documentários, atuando também como cinegrafista e diretor de produção em alguns deles. Nesse mesmo período, atuou como assessor cinematográfico de diversas produções, supervisionando o trabalho de 12 (doze) diretores de curta metragem. De 1988 a 1997 trabalhou no Instituto Cubano de Rádio e Televisão como jornalista e diretor de programas de TV, onde realizou mais de 60 projetos, destacando-se: “Com Suas Próprias Mãos” - documentários semanais sobre tudo o que o homem faz com suas mãos; “Pontos de Vista” - informativo de grande audiência, por ser o único programa de opinião da TV Cubana, e “Ernesto” – seriado de oito (8) capítulos sobre Ernesto Che Guevara. Prestou serviços a produções internacionais, como produtor “free-lancer” para: Interamerican Production – E.U.A; NHK – JAPÃO; RAI – ITÁLIA, Television Nacional de Chile – Chile e CBS – E.U.A . Participou de numerosos concursos e festivais internacionais, tendo recebido diversos prêmios e menções honrosas. Por duas ocasiões foi jurado durante o Festival do Novo Cinema Latino-Americano que se realiza em Havana. Residente no Brasil desde 1997, é Membro Honorário e atualmente Vice- Presidente do CIDAN – Centro de Documentação e Desenvolvimento do Artista Negro; Coordenador do Projeto Social “Viajando na Telinha” – de formação em criação e realização audiovisual para jovens de Baixa Renda em Comunidades do Rio de Janeiro – Patrocinado à convite pela PETROBRAS. Desde 2011 foi membro do Conselho Gestor do Projeto “Da Cor da Cultura” da Fundação Roberto Marinho.

Mostra Panorâmica: Samantha Brasil

Samantha Brasil é pesquisadora e crítica de cinema, graduada em Direito e em Ciências Sociais, com mestrado em Sociologia e Antropologia (UFRJ). Curadora do Cineclube Delas, no Rio de Janeiro, que tem enfoque no cinema realizado por mulheres, e do Festival Internacional Colaborativo Audiovisual (FICA.VC). É editora associada do site Horizontes ao Sul. Integrante das Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema e colaboradora dos canais de youtube A Lente Escarlate e Sobre Elas, além de escrever sobre cinema no Delirium Nerd. Integrou a equipe do podcast Feito por Elas de julho de 2016 a fevereiro de 2019. Compôs diversos júris em festivais de cinema nacionais e internacionais como: Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (júri da crítica), Curta Cinema, Festival Internacional Latino-Americano Mujeres en Escena, Recine - Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino, entre outros.

Júri especial - Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema

Tendo em vista o pouco espaço das mulheres na crítica cinematográfica, em 2016 começou a se desenhar um movimento para organização dessas profissionais. As Elviras, um coletivo de mulheres que escrevem críticas cinematográficas ou pensam criticamente o cinema, foi criado durante o 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em uma reunião presencial que reuniu mulheres de várias regiões e estados, e buscou na história da crítica seu maior símbolo.

Elvira Gama foi a primeira mulher no Brasil a fazer referência à imagem em movimento, com uma coluna chamada "Kinetoscópico", publicada no Jornal do Brasil entre 1894 e 1895. Ela não falou sobre o cinema propriamente dito, porém a homenagem a essa pioneira é um movimento importante para a visibilização das mulheres que pensam e escrevem sobre o audiovisual nacional (no passado e hoje).

O objetivo do coletivo é reverter o quadro atual, onde os grandes veículos privilegiam nomes masculinos para compor os seus quadros de críticos da sétima arte; os debates públicos, curadorias e júris de festivais costumam ser majoritariamente compostos por homens, e há pouco espaço destinado às mulheres dentro das próprias associações de profissionais da área.

Entre as atividades desenvolvidas pelas Elviras estão a distribuição de materiais acadêmicos sobre o assunto, discussões sobre a produção audiovisual dentro e fora do Brasil, troca de experiências profissionais e a criação de materiais para aprimoramento profissional de suas participantes, entre outras.

Atualmente o coletivo tem 109 integrantes de todas as cinco regiões do país. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal são os estados com maior número de participantes.

Em seu primeiro ano de existência, o coletivo esteve presente, com mesas próprias, em festivais como Mostra de Tiradentes, Olhar de Cinema, É Tudo Verdade e, mais uma vez, no Festival de Brasília.

Estamos à disposição para mais informações:
Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema
coletivoelviras@gmail.com