livre

Crônicas de Uma Jovem Família Preta (com audiodescrição)

Hellena e Lucas formam um casal preto, pais do pequeno Dom. Ela é dançarina e trancista. Ele trabalha como barman. Dom está prestes a completar dois anos e eles decidem, mesmo com pouco dinheiro, fazer uma festa de aniversário para o filho.

Beleza da noite (com audiodescrição)

Michelliny é uma mulher jovem e batalhadora, moradora do bairro da Liberdade em Salvador. Tem a família composta por pai, mãe e por sua filha de 8 anos, Suelen Cristiane. Maior tesouro e amor de sua vida. No aniversário de Suelen, quer presenteá-la com uma boneca preta, mas a filha escolhe uma boneca branca. Esse é o ponto de partida para uma jornada de autoconhecimento e aprendizado para mãe e filha. Michelliny decide participar do Concurso de Deusa do Ébano do Bloco Afro Ilê Aiyê.

Gerais da Pedra (com audiodescrição)

  1. Gerais da Pedra cruza as histórias do povo geraizeiro com o rastro de Diadorim, personagem do sertão mineiro de Guimarães Rosa. O mito literário, a realidade inspiradora e a vida mediada pela reverberação ficcional. Um filme sobre encantamento.

Deixa (com audiodescrição)

Zezé Motta é Carmen, uma mulher que vive seu último dia de liberdade antes que seu marido saia da prisão.

Por que não ensinaram bixas pretas a amar? (com audiodescrição)

“Por que não ensinaram bixas pretas a amar?” é a questão que guia este filme de estrada/trauma sobre negritude, o ser bixa, amor, raiva, injustiça e o próprio cerne do racismo. Como corpos pretos são suscetíveis ao trauma porque sua imagem foi construída para ser vista assim.

ARRUMA UM PESSOAL PRA GENTE BOTAR UMA MACUMBA NUM DISCO (com audiodescrição)

Um filme-ensaio sobre Getúlio Marinho, uma das principais figuras do mundo do samba. Com imagens raras, discos antigos e depoimentos pessoais de pesquisadores e descendentes, o filme investiga os primeiros discos de macumba, introduzidos por Marinho no início da indústria fonográfica brasileira, e a influência das religiões afro-brasileiras no samba e na cultura popular do final da década de 1920 em diante.

Criaturas Celestiais (com audiodescrição)

A arte e a comunicação são armas quentes de mudança e de resistência contra uma sociedade extremamente desigual. A comunidade do Bode e seus artistas possuem força e criatividade, apesar de todos os problemas com que os moradores locais convivem. É essa força que o filme quer expressar. O filme conta a história de um grupo de artistas que resolve se juntar para ajudar uma amiga que passa por dificuldades, a cantora Sarah Kelly.

Dalva da Rua Sete (com audiodescrição)

Dalva é uma mulher que vive sozinha há muito tempo e a cada segundo que passa, se sente mais presa à inércia de seu cotidiano. Até que por um impulso calculado, decide mudar completamente de vida.

Engole o choro (com audiodescrição)

Na periferia de São Paulo, Anderson, de 17 anos, furta uma moto. Ele quer se tornar um homem dando um basta em anos de exclusão e rejeição, mas baterá de frente com o que nunca foi ensinado a lidar: seus sentimentos.

CÉU (com audiodescrição)

Entre imagens, silêncios e depoimentos, o documentário retrata a importância e o legado da louceira Maria do Céu, vítima de feminicídio em 2013, para a continuidade da cultura centenária de produção de louças na Comunidade Quilombola Serra do Talhado Urbano em Santa Luzia.

Páginas