Documentário

Processados (com audiodescrição)

Primeiro episódio da série de documentários #Ferro.via Amazônia, apresenta narrativas de cidadãos processados criminalmente pela Mineradora Vale S/A, após terem participado de manifestações contra situações envolvendo a empresa.

Crônicas de Uma Jovem Família Preta (com audiodescrição)

Hellena e Lucas formam um casal preto, pais do pequeno Dom. Ela é dançarina e trancista. Ele trabalha como barman. Dom está prestes a completar dois anos e eles decidem, mesmo com pouco dinheiro, fazer uma festa de aniversário para o filho.

Gerais da Pedra (com audiodescrição)

  1. Gerais da Pedra cruza as histórias do povo geraizeiro com o rastro de Diadorim, personagem do sertão mineiro de Guimarães Rosa. O mito literário, a realidade inspiradora e a vida mediada pela reverberação ficcional. Um filme sobre encantamento.

Por que não ensinaram bixas pretas a amar? (com audiodescrição)

“Por que não ensinaram bixas pretas a amar?” é a questão que guia este filme de estrada/trauma sobre negritude, o ser bixa, amor, raiva, injustiça e o próprio cerne do racismo. Como corpos pretos são suscetíveis ao trauma porque sua imagem foi construída para ser vista assim.

ARRUMA UM PESSOAL PRA GENTE BOTAR UMA MACUMBA NUM DISCO (com audiodescrição)

Um filme-ensaio sobre Getúlio Marinho, uma das principais figuras do mundo do samba. Com imagens raras, discos antigos e depoimentos pessoais de pesquisadores e descendentes, o filme investiga os primeiros discos de macumba, introduzidos por Marinho no início da indústria fonográfica brasileira, e a influência das religiões afro-brasileiras no samba e na cultura popular do final da década de 1920 em diante.

CÉU (com audiodescrição)

Entre imagens, silêncios e depoimentos, o documentário retrata a importância e o legado da louceira Maria do Céu, vítima de feminicídio em 2013, para a continuidade da cultura centenária de produção de louças na Comunidade Quilombola Serra do Talhado Urbano em Santa Luzia.

Cidade de Lona (com audiodescrição)

Bruno Martins, 30 anos, a partir de um achado na estante de casa, procura organizar e conhecer as histórias e as memórias do Bairro Nova Santa Marta, a maior ocupação urbana organizada da América Latina.

Resistência (com audiodescrição)

Conhecida como "Ferrovia do Diabo", a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré começou a ser construída em Porto Velho, Estado de Rondônia, na Amazônia, no final do século XIX, e até hoje expõe cicatrizes por onde passou.

Trançatlânticas (com audiodescrição)

Neste documentário cheio de cores, sons e formas urbano-quilombo-quebrada, 5 mulheres de periferia dão o tom de uma conversa-caminho. Cenas do cotidiano se misturam a lapsos no espaço, invocando o encantamento dos sentidos. Entre as raízes ancestrais do trancismo, representação identitária, empoderamento econômico e manifestação artística, um universo potente se revela. É um convite para pensar sobre autocuidado, auto realização, independência financeira, lugar no mundo e rotas que tornam tudo isso possível.

Meu Corpo é Político

Meu corpo é político aborda o cotidiano de quatro militantes LGBT que vivem na periferia de São Paulo. A partir da intimidade e do contexto social dos personagens, o documentário levanta questões contemporâneas sobre a população trans e suas disputas políticas.

Páginas