Fronteiras Imaginárias

A mostra Fronteiras Imaginárias apresenta uma seleção de curtas realizados em todas as regiões do país. Juntos, esses filmes mostram a diversidade do país, explorando a intimidade de seus realizadores com os temas de seus filmes. Mais do que nunca o corpo é um território existencial em constante movimento, diluindo fronteiras, subvertendo estigmas.

Deixa (com audiodescrição)

Zezé Motta é Carmen, uma mulher que vive seu último dia de liberdade antes que seu marido saia da prisão.

Por que não ensinaram bixas pretas a amar? (com audiodescrição)

“Por que não ensinaram bixas pretas a amar?” é a questão que guia este filme de estrada/trauma sobre negritude, o ser bixa, amor, raiva, injustiça e o próprio cerne do racismo. Como corpos pretos são suscetíveis ao trauma porque sua imagem foi construída para ser vista assim.

Morro do Cemitério (com audiodescrição)

Um aspirante a rapper de uma pequena cidade do Brasil tenta sobreviver e ainda produzir sua arte. Um filme sobre a catarse proporcionada pelo desabafo.

ARRUMA UM PESSOAL PRA GENTE BOTAR UMA MACUMBA NUM DISCO (com audiodescrição)

Um filme-ensaio sobre Getúlio Marinho, uma das principais figuras do mundo do samba. Com imagens raras, discos antigos e depoimentos pessoais de pesquisadores e descendentes, o filme investiga os primeiros discos de macumba, introduzidos por Marinho no início da indústria fonográfica brasileira, e a influência das religiões afro-brasileiras no samba e na cultura popular do final da década de 1920 em diante.

Criaturas Celestiais (com audiodescrição)

A arte e a comunicação são armas quentes de mudança e de resistência contra uma sociedade extremamente desigual. A comunidade do Bode e seus artistas possuem força e criatividade, apesar de todos os problemas com que os moradores locais convivem. É essa força que o filme quer expressar. O filme conta a história de um grupo de artistas que resolve se juntar para ajudar uma amiga que passa por dificuldades, a cantora Sarah Kelly.

Dalva da Rua Sete (com audiodescrição)

Dalva é uma mulher que vive sozinha há muito tempo e a cada segundo que passa, se sente mais presa à inércia de seu cotidiano. Até que por um impulso calculado, decide mudar completamente de vida.

O Último Rock (com audiodescrição)

Jovens se reúnem para uma festa antes de entrarem em lockdown por causa da covid-19. Eles conversam sobre música, artes, trabalho e o futuro incerto, sem saberem quando poderão se encontrar novamente.

Engole o choro (com audiodescrição)

Na periferia de São Paulo, Anderson, de 17 anos, furta uma moto. Ele quer se tornar um homem dando um basta em anos de exclusão e rejeição, mas baterá de frente com o que nunca foi ensinado a lidar: seus sentimentos.

Lapso (com audiodescrição)

Após praticarem atos de vandalismo, Bel e Juliano, adolescentes da periferia de Belo Horizonte, cumprem medidas socioeducativas onde se conhecem passando a compartilhar afetos e incerteza diante da dureza dos dias e da repressão do sistema.

CÉU (com audiodescrição)

Entre imagens, silêncios e depoimentos, o documentário retrata a importância e o legado da louceira Maria do Céu, vítima de feminicídio em 2013, para a continuidade da cultura centenária de produção de louças na Comunidade Quilombola Serra do Talhado Urbano em Santa Luzia.

Páginas