Silvio Tendler

Parir é natural

O Documentário “Parir é Natural” irá investigar como o nosso modelo de formação médica, a necessidade da inserção de novos profissionais no parto, e a importância da rede de apoio que as mulheres constroem entre si, são fundamentais para chegarmos a um novo modelo de assistência: sem violência, e que devolva à mulher o protagonismo sobre seus corpos e o nascimento de seus bebês.

Oswaldo Cruz, o Médico do Brasil

Com pouco mais de trinta anos de idade, o jovem médico Oswaldo Cruz revolucionou a saúde pública no Brasil, e, na contramão de tremendas reações populares, atacou os três maiores flagelos que a população já enfrentara: a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Neste vídeo, o Rio de Janeiro do início do século XX é o cenário – reconstituído por meio de imagens de época, recursos ficcionais e de computação gráfica – para apresentar a vida do sanitarista, em que não faltaram afeto, coragem e entusiasmo.

Privatizações: A distopia do Capital

Sessão seguida de bate-papo com Silvio Tendler, mediação de Elianne Ivo.

Jango

O filme refaz a trajetória política de João Goulart, o 24° presidente brasileiro, que foi deposto por um golpe militar nas primeiras horas de 1º de abril de 1964. Goulart era popularmente chamado de “Jango”, daí o título do filme, lançado exatos vinte anos após o golpe.

Privatizações: A distopia do Capital

O filme ilumina e esclarece a lógica da política em tempos marcados pelo crescente desmonte do Estado brasileiro. A visão do Estado mínimo; a venda de ativos públicos ao setor privado; o ônus decorrente das políticas de desestatização traduzidos em fatos e imagens que emocionam e se constituem em uma verdadeira aula sobre a história recente do Brasil. Assim é Privatizações: a Distopia do Capital.

Haroldo Costa - O Nosso Orfeu

Haroldo Costa é um personagem fundamental e precioso na valorização da cultura negra e da cultura brasileira. Como artista, transitou em diversas áreas culturais sem jamais esquecer sua origem. Iniciou a vida como ator no Teatro Experimental do Negro e teve papel importante em espetáculos históricos como O Auto da Compadecida e Orfeu da Conceição. Sua carreira artístico-cultural é vasta; é produtor, escritor e grande difusor da arte de nossa gente. Haroldo Costa tem papel expressivo na difusão de shows de folclores em diversos países do mundo.