O Projeto:
O Festival Visões Periféricas é um projeto singular que amplia, por meio da exibição de filmes e laboratório de desenvolvimento de projetos, o espectro de visões sobre espaços periféricos brasileiros a partir do olhar de quem vive o seu cotidiano
O Festival Visões Periféricas foi o primeiro festival no Brasil a dedicar sua curadoria à um recorte de filmes representativos da diversidade cultural presente nas periferias brasileiras. Ele abriu caminho e se consolidou como projeto e inovador de difusão audiovisual no país, desenvolvimento de projetos, formação de rede e inserção do jovem realizador de periferia no circuito nacional de festivais. Atualmente, o Visões Periféricas possui 4 mostras competitivas em caráter permanente:
- Fronteiras Imaginárias (competitiva): filmes de até 30 minutos produzidos por realizadores independentes de todo o Brasil.
- Cinema da Gema (competitiva): filmes de até 30 minutos produzidos no Estado do Rio de Janeiro.
- Panorâmica (competitiva): filmes com duração de pelo menos 40 minutos (média e longa metragens).
- Visorama (competitiva): filmes de até 15 minutos produzidos em projetos de formação audiovisual no ensino básico, médio e/ou projetos do terceiro setor.