Apresentação

É com imensa satisfação que realizamos a 9ª edição do Festival Visões Periféricas. Uma edição vibrante, festiva, com um homenageado muito especial, o Funk, patrimônio cultural carioca. No ano em que o Rio de Janeiro comemora seus 450 anos, nada mais justo homenagear este movimento que já se tornou uma das grandes marcas da cidade. O funk carioca ultrapassou fronteiras e hoje repercute em todo o Brasil e no exterior.

Na homenagem será exibido o documentário “FUNK Brasil – 5 visões do batidão”, de Luciano Vidigal, Marcelo Gularte, Paulo Silva, Júlio Pecly, Rodrigo Felha, Chrisitan Caselli e Cavi Borges, que traz um painel desde o surgimento do ritmo, das equipes de som até a influência e importância do movimento na formação e afirmação da identidade cultural nas comunidades cariocas. O filme foi o último dirigido pro Júlio Pecly, realizador que marcou a cinematografia carioca junto a seu inseparável parceiro, Paulo Silva. Também dedicamos este festival a memória de Júlio.

Já a programação conta com 96 filmes e realizadores vindos de 13 estados brasileiros e das cidades de Medellín e Bogotá na Colômbia. Os filmes serão exibidos em salas de cinema, cineclubes e internet.

Este ano, vamos realizar em parceria com a Biblioteca Parque Estadual, o III Deseducando o Olhar – Seminário de Educação em Audiovisual, que irá reunir realizadores, pesquisadores e representantes do Governo para refletir sobre a importância da diversidade de olhares no audiovisual para a disseminação de ideias e fortalecimento das identidades.

Realizaremos também duas oficinas gratuitas para o público, uma de “Som para Imagem” e outra de “Animação”.

Mais uma vez o festival reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e integração da cidade, exibindo os filmes da programação em 14 cineclubes de oito bairros, além dos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaguaí, Belford Roxo, Nova Friburgo e Rio das Ostras.

Convidamos a todos e todas para chegarem junto com a gente mais uma vez.

Bom festival! 

Apoios, patrocínios, parcerias, promoção e realização.