Cineclubes

Conheça os cineclubes associados ao Festival Visões Periféricas 2015 com sessões programadas:

CienCine

programação

O CienCine é um Cineclube escolar, integrante do projeto "Cineclube nas Escolas". Foi criado em 2014 pelo professor articulador José Leandro e tem como público os alunos do Ginásio carioca Nilo Peçanha, localizado no Bairro Imperial de São Cristóvão.

Endereço: 
Av. Pedro II, 398, São Cristóvão

Cine Costa Barros

programação

Criado em junho de 2015, o cineclube é uma iniciativa de ex-alunos do curso de audiovisual oferecido pela Associação Cultural Luz, Câmera e Ação, no bairro de Costa Barros, zona norte do Rio de Janeiro. No espaço onde funcionou por 4 anos a escola de cinema, hoje são exibidos filmes de todos os gêneros e sempre abertos à comunidade de forma gratuita.

Endereço: 
Av. Pr. Martín Luther King Jr 12528

Cine Dom Quixote

programação

O cineclube acontece na Escola Municipal Humberto de Souza Mello (Vila Isabel), durante o recreio ou no contraturno escolar, com exibições e debates de filmes para crianças e adolescentes, visando difundir os curtas e longametragens nacionais e estimular as discussões sobre cinema. As sessões são fechadas e exclusivas para os alunos da rede municipal de ensino.

Endereço: 
Rua Oito de Dezembro, 275, Vila Isabel (Escola Municipal)

Cine Gurgel

programação

Cine Gurgel apresenta sessões mensais de cinema, seguidas de debate. Com curadoria sensível a produções relacionados aos questionamentos sobre subúrbio carioca e o lugar que indivíduos marginalizados ocupam nas dinâmicas das cidades.

O projeto acontece há quatro anos e durante sua trajetória foi contemplado com premiações da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Rio Filme e Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Além da exibição, o Cine Gurgel também promove o laboratórios audiovisuais.

Endereço: 
Cambalacho Bar - Rua Ururaí, 1506 Honório Gurgel

Cineclube Cine Nikiti

programação

O Cine Nikiti é resultado de uma parceria entre o Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD), o Solar do Jambeiro e a Niterói Filmes, com exibição de curtas e longas nacionais e entrada gratuita.

Endereço: 
Solar do Jambeiro – Rua Presidente Domiciano, 195 – Ingá

Cineclube Dona Vegana

programação

Alem de servir refeições, sanduíches, salgados e doces, "com sabor e sem dor", Dona Vegana também é um point cultural com shows, debates e agora sessões de curtas.Por não ser um Cineclube tradicional, entre um filme e outro, voce poderá comer, beber e fazer algumas comprinhas ajudando ONGS como "Divers for Sharks"

Endereço: 
Av. Marechal Floriano, 13

Cineclube Donana

programação

Localizado no Centro Cultural Donana, em Belford-Roxo (Baixada Fluminense), surgiu em 2009 com ajuda de voluntários moradores da região. Em seu primeiro ano de funcionamento realizou cerca de 200 exibições gratuitas, com sessões para o público adulto e infantil, com o Cineclubinho Donana. As sessões são acompanhadas de debates e procuram interagir com outras linguagens artísticas, como performance, ocupação artística, música e poesia.

Endereço: 
Rua Aguapeí, 197, Piam - Belford-Roxo

Cineclube Lumiar

programação

Partindo de uma extensa experiência cineclubista colocada em prática semanalmente desde 2008, o Cineclube Lumiar tem por objetivo o empoderamento da cidadania, a documentação e o registro da memória social, a valorização das identidades culturais locais e a democratização ao acesso às artes em nossa comunidade.

Endereço: 
Lago de Lumiar, sem numero. Espaço Cultural Tribuna Livre

CineClube Tia Nilda

programação

Nasceu em 2012 com a necessidade de impulsionar, propagar e incentivar a cultura e o encontro social através do cinema brasileiro, de uma forma prática, gratuita e eficiente. O projeto usa o cinema e oficinas como instrumento de inclusão, visibilidade e protagonismo social de moradores da comunidade do Dourados, situada no bairro de Cordovil, subúrbio do Rio de Janeiro.

Endereço: 
Rua José Lopes 39 - Cordovil (Quadra do Dourados)

Cinema Paraíso

programação

Criado em 2007, no interior da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, em São Gonçalo, o Cinema Paraíso tem como missão ser um espaço de cineclubismo e produção audiovisual articulando formação, arte, cultura e pensamento.

Endereço: 
Av Francisco Portela 1470

Cinema: experimentar, conhecer, realizar

programação

Atividades de Cineclubismo realizadas na Escola Municipal Professora Marcia Francesconi Pereira, Cabo Frio/RJ dentro das atividades do Projeto de Pesquisa Cinema: experimentar, conhecer, realizar. Procuramos diversificadas parcerias de forma a dar acesso aos alunos e demais interessados a filmes de excelência e fora de circuito comercial, promovendo ao final debates.

Endereço: 
Rua Expedicionários da Pátria, S/N - São Cristóvão

Encantos da Rede

programação

Encantos da Rede no facebook e nas Semana de Artes Laranjeiras
Este ano teremos mais uma pareceria. O Cineclube Encantos da Rede também vai encantar os participantes da XII Feira de Arte Laranjeiras e a programação da feira também  exibirá as Mostras do Visões Periféricas, presencialmente, entre 22 e 25 de outubro, integrando também a Programação.
Atuam na Produção e na mediação dos Debates Fernanda C Mello, Angeli Rose e Daniele Gomes.
Os vídeos devem ser acessados pelo endereço

Endereço: 
encantosdarede@gmail.com

Encantos da Rede

programação

O cineclube Encantos da Rede é uma proposta de difusão do cineclubismo em rede, ou seja, em ambiente digital. Os filmes são transmitidos online, com atividade síncronas e assíncronas, fórum também disponibilizado online por redes sociais, encontros trimestrais presenciais em praças, praias, pátios de escolas, cafés, e, onde mais o grupo combinar. Tendo como articulação o faceboock, entre outras ferramentas de comunicação, onde os espectadores possam também ensaiar, criar e compartilhar emoções.

Endereço: 
Rede Web

FãCine

programação

O Fã Cine apresenta todos os sábados longas que marcaram a história da telona e é aberto a toda a população. Com as exibições da fase inicial do projeto, os espectadores têm a oportunidade de conhecer a trajetória e a evolução do cinema no início do século XX.

Endereço: 
Avenida Cristóvão Barcelos, 109 - Centro

Favela Cineclube

programação

Foi a partir da carência de Arte, Cultura, Lazer e Integração, que alguns moradores, amigos de moradores e até simpatizantes distantes e anônimos deram vida ao “Favela Cineclube”. Na ausência de condições ideais, sem equipamento básico (caixa de som, projetor, cadeiras etc.) foi marcada a primeira sessão e a estreia enfim, iria acontecer.

Era chegada a hora de luz, câmeras e sobretudo, Ação!

 

Com estreia em grande estilo, exibimos o curta “ELEKÔ”, do coletivo “Mulheres de Pedra”, que venceu o Festival 72 HS de 2015.

Endereço: 
Ladeira do faria, 88 - Saúde

ItaCine

programação

É um cineclube recém nascido, na cidade de Itaguaí, Rio de Janeiro e tem o objetivo de promover a cultura do audiovisual e descentralizar pensamento reflexivo a respeito da linguagem cinematográfica. A proposta é convidar a população da cidade, e dos arredores, para ver o cinema de outra forma. Mostrando filmes independentes, “marginais” ou de vanguarda, o cineclube tenta se colocar como uma fonte de pensamento e cultura para uma cidade dita “periférica”.

Endereço: 
R. Amélia Louzada, 311

NEAB

programação

Busca exibir filmes ligados à questão da multiculturalidade e relações étnico-raciais. Durante as atividades do cineclube já foram exibidas a 8ª e 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul.

Endereço: 
Rua São Francisco Xavier, 524 - 12º Andar - Sala 12.030 - Bloco A - Maracanã

NPD Niterói

programação

Resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, ligada à Prefeitura de Niterói, e a Secretaria do Audiovisual do MinC, o NPD - Niterói faz parte do Programa Olhar Brasil e foi criado para fomentar a produção audiovisual do Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente o NPD realiza exibição de filmes através de festivais, mostras e de diversos cineclubes. Todas as atividades realizadas pelo NPD - Niterói são gratuitas.

Endereço: 
Rua Jornalista Rogério Coelho Neto s/n° - Centro

Ramal Cineclube

programação

Sessões que oferecem de forma gratuita, uma alternativa de acesso ao cinema dito comercial. São exibições que tem o fim de promover a atividade audiovisual. Nossa programação não é fixa, porém a cinematografia nacional e o cinema de arte são privilegiados, sempre com bate-papo com o público.

Endereço: 
Avenida Amaro Cavalcânti, 1661

Apoios, patrocínios, parcerias, promoção e realização.