Apresentação

O Festival é 10!

Quantas vezes ouvimos isso de nosso público nos últimos 10 anos de realização deste evento que nasceu inspirado na produção audiovisual das favelas brasileiras? Hoje são mais de 2 mil filmes exibidos de diversos lugares das periferias, dos centros, dos qui­lombos, das tribos, de países como Portugal, Espanha, Chile, Colômbia, Argentina entre outros. Mais de 25 mil pessoas já passaram pelo festival seja como realizador selecio­nado, seja como palestrante, oficineiro, equipe, prestador de serviço ou expectador da programação.

O Visões Periféricas sempre privilegiou a diversidade de público. Jovens, mulheres, crianças, moradores de espaços populares, todos e todas sempre foram bem-vindos nas sessões de filmes e programação do evento em geral que além da sala de cinema, já teve exibições ao ar livre em praças e comunidades populares.

A curadoria do festival é única. Um olhar atento sobre o que há de mais inovador, um recorte peculiar do Brasil e toda a sua originalidade e potência. Os filmes que por aqui passam não são histórias que costumamos ver na televisão ou nas grandes salas de cinema. São o inesperado, o imprevisível, aquilo que jamais imaginou-se poder acontecer e, muitas vezes, do nosso lado. E é isso que tem surpreendido o nosso público que entra na sala de cinema imaginando assistir a um filme sobre favela, tráfico de drogas e sai com uma visão nova, fresca, de um Brasil que poucos têm a oportunidade de conhecer.

Este ano a 10ª edição será uma festa. A festa que consolida o Visões Periféricas como um projeto inovador, uma janela de exibição importante para realizadores que estão começando as suas trajetórias e para aqueles que já tem um caminho trilhado e se iden­tificam com a nossa proposta. A festa de todos e todas que passaram pelo festival desde que surgiu. A festa de todos aqueles que acreditam que um outro Brasil já e possível por sua gente, sua potência criativa, sua força de trabalho, sua fé. Mesmo nesse momento tão conturbado da política brasileira, o festival acredita é nessa gente que ele exibe to­dos os anos. Nestes brasileiros e brasileiras que, apesar de toda a dificuldade, mostram o seu lugar e deixam o seu recado para o mundo.

É com muito orgulho e gratidão que chamamos todos e todas para mais uma vez estarem com a gente nestes próximos dias. São 10 anos e o que queremos é que esta edição do festival seja festiva e vibrante e represente o que cada edição anterior teve de melhor.

Que venham mais 10 anos! Bem-vindos!

Marcio Blanco e Karine Mueller
Coordenação geral Visões Periféricas