Júri

Visorama e Cinema da Gema

  • Cid César Augusto
    Jornalista com especialização em Cinema Documentário e Produção Executiva, pela FGV. Produziu programas de Tv, filmes, publicidade e campanhas políticas. Idealizador e diretor do projeto “Cinemão”, rede exibidora popular, que protagoniza as ocupações de espaços públicos e populares com o cinema brasileiro, no Rio de Janeiro. Dirigiu diversos documentários e fez parte da equipe de filmagem com o mestre Eduardo Coutinho em "Sobreviventes da Galiléia" e "Família de Elizabete Teixeira", especial do filme "Cabra Marcado para Morrer". Atualmente produz o longa "A lua vem da Asia" direção Chico Diaz, outros dois longas documentários. É sócio da "Maranduva Filmes" (www.maranduvafilmes.com).
  • Julia Levy
    Economista pós-graduada em cinema documentário, atua em diversas áreas do setor audiovisual. Foi Superintendente do Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Em 2015 colaborou com o projeto Mapping Brazil da instituição holandesa Dutch Culture e coordenou o Creative-Lab, laboratório criativo no Rio de Janeiro financiado pelo Newton Fund e o Arts and Humanities Research Council (Inglaterra). Gerencia a área de novas parcerias e negócios do Grupo Estação de Cinema e desenvolve projetos de pesquisas em história do cinema.

Fronteiras Imaginárias

  • Luciana Bezerra
    Atriz, roteirista e realizadora cinematográfica. Atualmente é gestora do Grupo Nós do Morro, onde se formou em interpretação, roteiro, direção, produção e trabalhou nos últimos anos como arte-educadora. Atuou como pesquisadora de elenco e professora para o longa-metragem “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles (2002). Seu primeiro curta-metragem de ficção “Mina de Fé” (2004) recebeu os prêmios de Melhor Curta ficção no 37º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Melhor Ficção Curta Cinema 2004, e foi exibido em mais de 10 países. Em 2010 lançou o livro “Meu destino era o Nós do Morro”. Dirigiu o episódio “Acende a luz” no projeto “Cinco Vezes Favela – Agora por nós mesmos”, produzido por Carlos Diegues e exibido no Festival de Cannes 2010 (hors-concours). Em 2011 lançou o curta infantil "Os Donos da Mata". Em 2012 participou da Rio Occupation London, durante os Jogos Olímpicos. Em 2014 lançou o curta-metragem "Amanhã já é outono", que foi selecionado para festivais no Brasil e no exterior.
  • Ives Rosenfeld
    Formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, Ives Rosenfeld é diretor do curta metragem "O dia em que não matei Bertrand" e do longa "Aspirantes", premiado com melhor direção, melhor ator e melhor atriz coadjuvante no Festival do Rio de 2015. Antes, trabalhou por mais de dez anos como técnico de som, colaborando em diversos projetos.