Patrocinadores

Oi

Chegar à décima edição é para os fortes. O Visões Periféricas completa dez anos de trajetória, firmando-se como uma referência na produção audiovisual do Rio de Janeiro, do país. De singular, em relação aos outros do gênero, o festival carioca tem a problematização já embutida em seu nome.

É ainda cabível falar de uma estética da periferia? Que olhares podem trazer os realizadores das áreas urbanas populares para a discussão sobre a diversidade? Para onde estão voltadas as lentes de quem não está acostumado a ser considerado centro? Muitas questões levantadas. Muitas escolhas artísticas ganhando espaço. Muitas produções inéditas em exibição.

O Oi Futuro Ipanema, mais uma vez, é uma das sedes do Visões Periféricas, que, a cada ano, vai avançando para os mais diversos cantos da cidade. E que, para além das mostras competitivas, alarga sua programação com oficinas, debates e residências, trazendo criadores de outros estados para o Rio, provendo um diálogo real entre as várias periferias e centros, entre os vários Brasis.

Seja bem-vindo!

Roberto Guimarães
Gestor de Cultura Oi Futuro

RioFilme

O Rio de Janeiro, capital cultural do Brasil, é também referência mundial quando se trata de produção audiovisual. Além das icônicas paisagens, do inconfundível estilo de vida e de toda a diversidade cultural, a cidade conta também com alto padrão de infraestrutura e técnicos plenamente capacitados, responsáveis por produzir capítulos importantes do nosso cinema. É quando olhamos para as nossas expressões culturais mais legítimas, realizadas por toda cidade, que conseguimos escrever as histórias mais importantes desta cinematografia genuinamente brasileira e carioca.

Neste sentido a RioFilme se orgulha em patrocinar  o Festival Visões Periféricas e as mais diversas manifestações culturais, estejam elas no cinema, na televisão, eventos setoriais ou festivais.

Cláudia Pedrozo
Diretora-Presidente da RioFilme