Júri Oficial

Mostras Fronteiras Imaginárias e Cinema da Gema: Daniel Nolasco

Natural da cidade de Catalão, Goiás. Graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense e em História pela Universidade Federal de Goiás, dirigiu e roteirizou mais de cinco curtas-metragens exibidos e premiados em dezenas de festivais nacionais e internacionais. Seu primeiro longa metragem, "Paulistas", fez sua estréia no DOK Leipzig 2017. 

Mostras Fronteiras Imaginárias e Cinema da Gema: Éthel Oliveira

Documentarista, cineclubista e montadora, estudou Ciências Sociais na UFF onde desenvolveu inúmeras pesquisas junto ao Laboratório do Filme Etnográfico. Por dez anos anos residiu em Olinda onde foi atravessada por todo universo da cultura popular pernambucana, onde articulou projetos em torno do comunicação popular e dos direitos humanos. Em maio de 2018 realizou a Mostra Baobá de Cinemas Africanos do Recife e seus projetos audiovisuais como diretora sempre estão alinhados com a questão do gênero e da negritude.

Mostra Panorâmica: Chico Serra

Pesquisador, produtor e diretor de curtas e documentários. Trabalhou como diretor de produção do longa metragem “Morrinho – Deus sabe tudo mas não é X9” (2008), de Fabio Gavião, exibido no Festival do Rio, na TV Brasil e em diversas mostras e festivais no Brasil, EUA e Holanda. Realizou os curtas “Kino Copa” (Prêmio ABD&C no Festival Brasileiro de Cinema Universitário e Troféu Grito no Cine Esquema Novo - Festival de Cinema de Porto Alegre, em 2004), “Operação Morengueira” (2005), exibido no Curta Cinema e no Festival Internacional de Curtas de São Paulo, além de “Barakanã o filme” (Menção honrosa no Festival Visões Periféricas 2013 e Prêmio Melhor Animação no I Festival Cine Favela, organizado pela TV Tagarela, em 2015), entre outros. Como pesquisador, trabalhou nas séries para o Canal Brasil “100 Anos de Samba” (2014) e “A Trilha do Rock no Brasil” (2016), entre outros projetos. Entre 2004 e 2017 foi curador da Mostra do Filme Livre, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil. Recentemente, teve seu projeto de pesquisa e desenvolvimento do documentário “Samba e Liturgia - A Música de Getúlio Marinho”, selecionado no Rumos Itaú Cultural 2017 / 2018.

Mostra Panorâmica: Michelle Maia

Produtora executiva do longa-documentário ‘Soldados do Araguaia’, (Giros Projetos Audiovisuais), selecionado na 41ª Mostra Internacional de São Paulo (2017), Michelle Maia iniciou a carreira no jornalismo, na TV Cultura, do Pará, como produtora, chefe de reportagem e diretora de programas. Como sócia da produtora Montagem Paralela, produziu séries e documentários, como ‘Mad Scientists: cientistas que ninguém quis ouvir’, seleção Prodav 8, TVs Públicas; documentário "Coisa Maravilha - Mestre Vieira 50 anos de Guitarrada" e na gravação do CD e DVD "Mestre Vieira 50 anos de Guitarrada" gravado ao vivo no Theatro da Paz (2013), a websérie documental ‘Museus Vivos’, disponível no Youtube. Em 2018 fez a pesquisa de personagens e produção para “Marcadas”, série documental produzida pela Giros Projetos Audiovisuais para o CinebrasilTV, além de ter sido produtora executiva do longa documentário ‘Nazinha’ (título provisório), também realizado pela produtora carioca Giros e com estreia prevista para 2019.  Em festivais e mostras atuou como Produtora na 2ª e 3ª edições da Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul / Belém do Pará - 2007 e 2008 e como produtora e Assessora de Imprensa na Mostra FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE nos anos de 2008 e 2012 em Belém do Pará.