2019

Baixe o catálogo de Visões periféricas 2019

O Visões, cuja 13ª edição irá acontecer entre os dias 25 e 29 de setembro de 2019, é um projeto singular no Brasil que estimula o surgimento, crescimento e conexão de projetos de audiovisual ligados às periferias do Rio de Janeiro e estados do país, ampliando o espectro de visões sobre esses espaços a partir do olhar de quem vive o seu cotidiano. Sendo um projeto de abrangência nacional, pioneiro e atualmente único no país e na cidade do RJ, o festival possui um papel importante no cenário nacional, regional e local para a difusão dessa produção e o desenvolvimento estético e profissional de novas gerações de produtores e exibidores de audiovisual.

Junto com o festival irá acontecer pelo segundo ano o Visões Lab, uma plataforma de fortalecimento do setor audiovisual composta por ações de formação, articulação, inovação e desenvolvimento do mercado. O diferencial em relação a outras ações semelhantes é que essa plataforma cria um ambiente com potencial de gerar negócios entre players e projetos de audiovisual comprometidos com a inovação, qualidade, inserção de novos realizadores no mercado e a ampliação de representações sobre as periferias brasileiras no audiovisual brasileiro.

Linhas de ação do Visões Lab

  1. Clínica, onde projetos em qualquer formato (curta, longa, série) e gênero (ficção e doc) receberão uma mentoria individual de desenvolvimento com profissionais do mercado audiovisual;
  2. Pitching, no qual os 10 projetos mais bem qualificados na seleção serão apresentados a uma banca com representantes de canais de TV e concorrerão a uma premiação. Os projetos passarão por um warm-up (aquecimento) sobre técnicas de apresentação em Pitching;
  3. Rodadas de Negócio, onde os projetos clinicados, com maior potencial de geração de negócios, também serão indicados para encontros com canais de TV e outros financiadores em potencial;
  4. Oficinas, onde projetos e realizadores encontrarão espaços de formação e desenvolvimento focados e antenados com as principais tendências de mercado.

Inscrições

Modalidade Projeto

A inscrição para o Visões Lab foi um sucesso. Recebemos inscrições de todas as regiões do país, em especial da região sudeste.

Os projetos que confirmarem inscrição receberão:

  1. Uma clínica especializada de duas horas entre os dias 24 e 28 de setembro em dia e hora que vai ser agendada pela organização do evento. Os projetos de fora do estado do RJ serão agendados entre os dias 26 e 28 de setembro.
  2. Um passe por inscrição para participar do Pitching como ouvinte.
  3. Entre os projetos selecionados para clínica a comissão de seleção do Lab irá escolher 10 projetos para apresentação em um Pitching que vai acontecer no dia 27 de setembro com a presença de uma banca formada por canais de TV. A melhor apresentação será premiada.
  4. Além disso os projetos selecionados que confirmarem sua inscrição terão seus projetos encaminhados para análise dos players que integram o Visões Lab nesta edição. Se houver interesse por parte do player será agendada uma conversa no dia 26/09 em horário agendado pela organização do Lab.

As atividades do Visões Lab acontecerão no CRAB (Centro SEBRAE de Referência do Artesanato Brasileiro), Rio de Janeiro.

* A passagem e hospedagem são por conta do participante.

Modalidade Oficina

Já estão abertas as inscrições para a “modalidade oficina”. As inscrições devem ser realizadas até o dia 20 de setembro mediante ao pagamento de uma taxa de R$80,00 por oficina.

Veja mais informações sobre as Oficinas Visões Lab 2019.

Local

CRAB

Praça Tiradentes, Nº 67 Ao 71 - Centro,
Rio De Janeiro - RJ, 20060-070

Realização

A Associação Cultural Imaginário Digital é uma organização criada em 2008, qualificada como OSCIP em 2011. Nossos projetos atuam na interface entre os campos do audiovisual, educação e tecnologias para a geração de espaços inovadores de criação e aprendizagem. Na nossa trajetória de doze anos destacam-se os projetos Festival Visões Periféricas e o Visões Lab, laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais.

A Supimpa é uma produtora que atua na área audiovisual e cultural. É co-realizadora do Festival Visões Periféricas, do Visões Lab e do espetáculo de dança Do lugar onde Estou mal te vejo.