Regulamento do Festival Visões Periféricas 2019

  1. O Visões Periféricas vai acontecer entre os dias 25 e 29 de setembro na cidade do Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  2. As inscrições vão até o dia 05 de junho. O festival é composto de mostras competitivas e temáticas:
    • Fronteiras Imaginárias (competitiva): filmes de até 30min produzidos por realizadores independentes, coletivos de audiovisual e projetos de formação.
    • Cinema da Gema (competitiva): filmes de até 30’ produzidos no estado do Rio de Janeiro.
    • Panorâmica (competitiva): filmes com duração de pelo menos 40’ (média e longa).
    • Visorama (informativa): filmes de até 15’ produzidos em projetos de formação audiovisual.
  3. Os filmes devem ter sido produzidos a partir de janeiro de 2018.
  4. Para efeito de inscrição das obras, as mostras que devem ser assinaladas são: Fronteiras ImagináriasPanorâmica e Visorama.
  5. Para efetuar a inscrição, o interessado deve:
    1. Acessar sua conta de usuário no portal Imaginário Digital no endereço imaginariodigital.org.br/user.
    2. Caso ainda não possua conta deve criar uma no portal Imaginário Digital no endereço imaginariodigital.org.br/user/register.
    3. Acessar a ficha online no endereço imaginariodigital.org.br/node/add/inscricao-visoes, preencher todos os campos obrigatórios e encaminhar os trabalhos, com foto(s) e outros materiais de divulgação (se houver), conforme orientação no item 7 abaixo.
    4. Para efeito de inscrição os filmes devem ser enviados apenas de forma online.
  6. Para envio online (upload) os arquivos devem ser gerados no formato MPEG 4 (MP4) e tamanho máximo de 100MB. O usuário também pode optar por registrar seu filme em uma URL do YouTube ou Vimeo.
  7. Para cada filme deverá ser realizada uma inscrição em separado, mesmo que o autor deseje inscrever outros trabalhos.
  8. Não há restrição quanto aos gêneros dos filmes. Podem ser inscritas obras documentais, ficcionais, experimentais, dentre outras, desde que estejam dentro dos limites de tempo/ tamanho/resolução e em acordo com a mostra proposta.
  9. O realizador autoriza que seu filme seja exibido no circuito cineclubista caso ele venha a ser selecionado para as mostras competitivas. O circuito cineclubista é uma parceria que leva a programação para outras localidades e não implica em nenhuma cobrança.
  10. Os proponentes autorizam que a organização do festival e seu patrocinador façam uso de trechos das obras inscritas desde que seja para exibição sem fins comerciais e pelo período de um (1) ano. É de responsabilidade única, exclusiva e irrestrita do proponente que inscrever a obra audiovisual no Visões 2019 a observância e regularização de toda e qualquer questão relativa aos direitos autorais, conexos e de imagem envolvidos na obra inscrita, cabendo exclusivamente ao mesmo obter o devido consentimento para utilizar, veicular e disponibilizar a obra audiovisual contendo nome, imagem, obras e interpretações de terceiros, devendo respeitar integralmente a legislação vigente e arcando com o pagamento respectivo, se for o caso.
  11. O proponente que inscrever uma obra audiovisual no Visões 2019 exime, desde já, a Organização e os patrocinadores do projeto, de quaisquer responsabilidades relativas aos direitos autorais – patrimoniais e morais –, conexos e de imagem envolvidos na obra audiovisual inscrita.
  12. Ao inscrever sua obra neste festival o realizador/proponente estará responsável por todos os registros obrigatórios para exibição temporária em mostras e festivais, tais como de Classificação Indicativa da obra, junto ao DEJUS (Ministério da Justiça) e CPB (Certificado de Produto Brasileiro), junto a ANCINE.
  13. Os casos omissos desse Regulamento serão decididos pela Organização do Festival.
  14. O ato de inscrição implica na concordância automática do proponente com todas as disposições do presente Regulamento.

Seleção de filmes

  1. A lista dos trabalhos selecionados será divulgada pela comissão de organização do festival no mês de junho no site imaginariodigital.org.br/visoes-perifericas/2019.
  2. As cópias de exibição dos filmes selecionados para as mostras Fronteiras Imaginárias e Panorâmica deverão ser enviadas por meio online para a organização do festival após divulgação do resultado ou deverão ser entregues, preferencialmente, nos suportes HD ou PENDRIVE. A produção do festival se encarregará da devolução desses materiais em até 30 dias após o encerramento do evento, sem ônus para o realizador. É de inteira responsabilidade do realizador/proponente enviar cópias de exibição de alta qualidade.

Votação e Premiação

A comissão do júri oficial composta por especialistas em audiovisual, educação e tecnologia irá selecionar (01) uma obra de cada competitiva exibida em sala de cinema. Cada obra receberá um prêmio oficial do festival.

Para mais informações e esclarecimento de qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail

.