Apresentação

Linhas de Ação do Visões Lab

  1. Clínica, onde projetos em qualquer formato (curta, longa, série) e gênero (ficção e doc) receberão uma mentoria individual de desenvolvimento com profissionais do mercado audiovisual;
  2. Pitching, no qual os 10 projetos mais bem qualificados na seleção serão apresentados a uma banca com representantes de canais de TV e concorrerão a uma premiação. Os projetos passarão por um warm-up (aquecimento) sobre técnicas de apresentação em Pitching;
  3. Rodadas de Negócio, onde os projetos clinicados, com maior potencial de geração de negócios, também serão indicados para encontros com canais de TV e outros financiadores em potencial;
  4. Oficinas, onde projetos e realizadores encontrarão espaços de formação e desenvolvimento focados e antenados com as principais tendências de mercado.

Visões Lab 2018

Pré-inscrições

Modalidade projeto

Os projetos interessados em participar do Visões  Lab deverão se inscrever por meio de uma pré-inscrição gratuita até o dia 29 de junho no site www.visoesperifericas.org.br

IMPORTANTE: Serão selecionados até 80 (oitenta) projetos pré-incritos que após a divulgação da seleção deverão confirmar inscrição mediante pagamento de uma taxa em sistema que será disponibilizado.

Poderão ser pré-inscritos projetos em qualquer formato (curta, longa, série) e gênero (ficção e documentário) de realizadores de qualquer parte do Brasil.

Todos os projetos incritos nessa modalidade e que efetivarem pagamento da inscrição receberão uma clínica de aceleração e desenvolvimento. Desses projetos a banca irá selecionar 10 projetos que participarão de um Pitching com canais de televisão.

Todos os projetos inscritos e que efetivarem o pagamento serão encaminhados para os Players participantes que irão selecionar os projetos de seu interesse de acordo com o perfil de investimento.

Modalidade Oficina

Em julho abriremos inscrições para oficinas

Funcionamento

Clínicas e Pitching

Todos os projetos selecionados irão passar por uma Clínica, onde receberão uma mentoria nos aspectos de direção e produção entre os dias 24 e 28 de setembro. Cada sessão de mentoria irá durar 2 horas. Os 10 projetos mais bem qualificados durante a seleção para o laboratório serão apresentados em Pitching durante a semana do festival. Os projetos que forem selecionados para se apresentarem no Pitching passarão por um warm-up (aquecimento).

Rodadas de Negócio

Todos os projetos inscritos no Visões Lab serão encaminhados para o players de acordo com o perfil de investimento. Os projetos selecionados pelos players participarão de Rodadas de Negócio (previamente contactados) entre os dias 25 e 28 de setembro.

Divulgação da seleção para o Visões Lab (modalidade projeto)

O resultado de seleção para os pré-inscritos na modalidade projeto será divulgado no dia 02 de agosto. A efetivação da inscrição deverá ser feita até o dia 14 de agosto por meio de pagamento no sistema que será disponibilizado.

Pagamentos e confirmação da inscrição

IMPORTANTE:  Após a divulgação da seleção dos projetos pré-inscritos, as inscrições só serão confirmadas e validadas mediante pagamento de uma taxa de inscrição final, que garante a participação no Visões Lab. Caso o projeto seja pré-selecionado e não efetue o pagamento da taxa de inscrição final até a data limite estabelecida pelo Visões Lab, perderá a vaga pré-definida, que por sua vez será disponibilizada a outro projeto qualificado devidamente pré-inscrito e em cadastro de espera.

Na modalidade projeto será cobrada a taxa de inscrição de R$ 200,00 por projeto, sendo obrigatório que o projeto esteja vinculado ao CNPJ de uma produtora audiovisual.

Informações para pré-inscrição no Visões Lab (modalidade projeto)

  • Apresentação do projeto (máximo de 1 [uma] página/ 500 palavras);
  • Sinopse (com até 600 palavras);
  • Argumento (com até 5.000 palavras);
  • Ao menos 1 (uma) e no máximo 3 (três) cenas desenvolvidas em forma de roteiro audiovisual, e 1 (um) parágrafo para cada cena apresentada que justifique as razões para escolha desta(s) cena(s).
  • Biofilmografia do produtor e do diretor (enviar links de trabalhos);
  • Currículo da Empresa Produtora e dos Coprodutores;
  • Orçamento do projeto em grandes itens: desenvolvimento, pré-produção, produção, finalização. A finalidade deste documento é informar a ordem de grandeza do projeto, para que possa ser avaliado pela comissão de seleção, organização e mentores;
  • Plano de financiamento;
  • Além dos materiais obrigatórios supracitados, poderão ser apresentados, ainda, materiais complementares como informações e referências visuais, trabalhos anteriores do realizador e/ou produtor, cronograma de desenvolvimento, estratégias de comercialização, etc. (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário).

Critérios de seleção

Quatro critérios irão nortear a seleção: qualidade, estágio de desenvolvimento, currículo/biografia dos responsáveis e a proposta temática do projeto.