2020

As inscrições para as mostras competitivas e informativas do Festival Visões Periféricas (14ª edição) estão abertas! Até o dia 31 de julho.

O Visões é uma plataforma de difusão de filmes de curta, média e longa-metragem e desenvolvimento de projetos audiovisuais produzidos nas múltiplas periferias brasileiras. Sendo um projeto de abrangência nacional, pioneiro e atualmente único no país e na cidade do RJ, o festival possui um papel importante no cenário nacional regional para a difusão dessa produção e o desenvolvimento estético e profissional de novas gerações de produtores e exibidores de audiovisual.

Em 14 anos de realização ininterrupta o Visões se consolidou como projeto de difusão audiovisual no país, formação de rede e inserção do jovem realizador de periferia no circuito nacional de festivais e no mercado audiovisual. Sua curadoria privilegia obras que expressem esteticamente uma visão crítica e inovadora sobre as periferias por meio de uma relação íntima entre temática, personagens e a presença dos realizadores nos territórios onde os filmes são produzidos. Isso faz com que a programação de filmes do Visões e os debates promovidos com o público sejam um importante espaço de discussão e desconstrução de estereótipos sobre as periferias brasileiras.