Filmes premiados

Júri Técnico: Maria Shu e Calebe Lopes

Mostra Fronteiras Imaginárias

Em Reforma

de Diana Coelho. RN. 20 min. 2019
Troféu Mostra Fronteiras Imaginárias
"Pela maneira cuidadosa e afetuosa com que constrói sua protagonista, bem como a naturalidade dos diálogos, a fluidez da encenação e o rigor de sua construção de planos, o Júri concede o Troféu da mostra Fronteiras Imaginárias ao filme Em Reforma".

Brooklin 

do Coletivo Cineleblon. MG. 22 min. 2019
Menção Honrosa
"Pela criatividade de sua montagem, pelo trabalho de som, fotografia, figurino e elenco impecáveis, pela força de suas imagens e de seu discurso e por demonstrar através do cinema que "ninguém mais vai ficar só ouvindo" ao produzir um verdadeiro levante audiovisual, é que o Júri concede a Menção Honrosa ao filme Brooklin".

Traçados 

de Rudyeri Ribeiro. PA. 23 min.  2020
Menção Honrosa para Atriz Tertuliana Lopes.
"Pela construção de uma personagem verossímil, humana, palpável e comovente, o Júri concede uma Menção Honrosa à atriz Tertuliana Lopes por sua atuação no filme Traçados".

Exu Matou um Pássaro 

de Vinicius Sassine. DF. 24 min. 2020
Menção Honrosa
"Pela montagem inteligente, que liga de maneira orgânica lugares distantes e tempos diferentes, apresentando suas personagens e conflitos aos poucos e sabendo utilizar o melhor de cada plano, o Júri concede a Menção Honrosa para a montagem do filme Exu Matou um Pássaro".

Nova Iorque, Mais Uma Cidade 

de André Lopes e Joana Brandão. SP. 18 min. 2019
Menção Honrosa
"Pela maneira como sua protagonista cataliza reflexões e confrontos tão importantes, pela capacidade de síntese e análise não apenas da arte mas de toda uma visão de mundo, e pelo tapa na cara bem dado ao final, o Júri concede a Menção Honrosa ao filme Nova Iorque, Mais Uma Cidade"

Imagens de um Sonho 

de Leandro Olímpio. SP. 20 min. 2019
Menção Honrosa
"Pela rica pesquisa através de arquivos pessoais postados publicamente na internet, bem como uma montagem assertiva que, com criatividade, conduz a narrativa sobre a história contemporânea de um país através de um recorte que tanto nos diz, o Júri concede a Menção Honrosa ao filme Imagens de Um Sonho"

Mostra Cinema da Gema

Ser Feliz no Vão 

de Lucas H. Rossi dos Santos. RJ. 12 min. 2020
Troféu Mostra Cinema da Gema
"Pela inteligente pesquisa e apropriação de materiais de arquivo unindo diferentes vozes em prol da construção de um único discurso, pela maneira como questiona a branquitude e seus privilégios, e pela montagem extremamente criativa, o Júri concede o Troféu Cinema da Gema ao filme Ser Feliz no Vão".

Neguinho

de Marçal Vianna. RJ. 20 min. 2020
Menção Honrosa
"Pela forma como lida com a singularidade e divergências entre duas mulheres negras com visões de mundo diferentes, bem como constrói uma narrativa envolvente e dinâmica, que consegue se comunicar com diferentes tipos de públicos, o Júri concede a Menção Honrosa ao filme Neguinho".

Endless Love

de Duda Gambogi. RJ. 20 min. 2020
Menção Honrosa
"Por propor um olhar único para personagens periféricos, pela utilização do cinema de gênero de forma criativa e original, e por demonstrar através de competentes fotografia, montagem e som que a música ultrapassa barreiras linguísticas, sociais, de gênero e até etárias, o Júri concede a Menção Honrosa ao filme Endless Love".

Joãosinho da Goméa 

de Rodrigo Dutra e Janaína Oliveira. RJ. 14 min. 2019
Menção Honrosa
"Pela excelente representação de sua personagem, pela criativa conciliação entre material de arquivo e performance, bem como belos trabalhos de fotografia e montagem, além de um final arrebatador, o Júri concede a Menção Honrosa ao filme Joãozinho da Goméa - O Rei do Candomblé".

Júri Técnico: Alice Riff e Leon Reis

Mostra Visorama

Camurupim

de Allan Matheus. CE. 13 min. 2019
Troféu Mostra Visorama
“Camurupim constrói uma narrativa consistente, fabulando um universo a partir do cheiro, cor e terra que está presente no enquadramento turvo de suas lembranças e memórias”.

Inspirações 

de Ariany de Souza, Annie Gabrielle, Fabiola Souza e Drielle Souza. RJ. 19 min. 2019
Menção Honrosa
“Oferecemos uma menção honrosa ao filme "Inspirações" pelo constante e inspirador trabalho de levar o cinema para as escolas e as escolas para o cinema, valorizando o cinema nacional e incentivando crianças e jovens a acreditarem na potência de sua imaginação e criação”.

Mostra Panorâmica

Raízes

de Wellington Amorim e Simone Nascimento. SP. 72 min. 2020
Troféu Mostra Panorâmica
“Premiamos Raízes pelo gesto de busca que molda o filme, pela maneira coletiva com que a equipe trabalha e pelo espaço que os realizadores dão para os encontros e abismos do caminho das pontes familiares de Kelton. Vão em busca das raízes, e são corajosos ao lidar com fragmentos daquilo que imaginaram não serem de fato o sonhado. Permitem ao protagonista intervir dentro dos arquivos de sua família, sejam em documentos ou na memórias de suas falas, e acompanham sua voz quando os destinos almejados estão no fim quebrados.”

Cavalo 

de Rafhael Barbosa e Werner Salles. SP. 72 min. 2020
Menção Honrosa
“Cavalo pelo seu gracejo técnico e elemental em ficcionalizar as mutações na terra cruzada por seus atores e como os elementos dela também envolvem a transmutação de seus corpos em trabalho”.

 

Júri Popular

Mostra Fronteiras Imaginárias

Quando te Avisto

de Neli Mombelli e Denise Copetti. RS. 24 min. 2020
Troféu Mostra Fronteiras Imaginárias

Mostra Cinema da Gema

De um lado do Atlântico

de Milena Manfredini. RJ. 7 min. 2020
Troféu Mostra Cinema da Gema

Mostra Visorama

Mulheres de Fé

de Bruna Santos e Dalila Ramos. SP. 17 min. 2019
Troféu Mostra Visorama

Prêmio de Aquisição Elo Company

Anastácias

de Thatiane Almeida. SP. 78 min. 2020

Há mais de 15 anos no mercado de distribuição, a Elo Company já trabalhou com diversos documentários brasileiros, de todos os lados do país e de diversos temas possíveis. Assim, selecionamos um documentário que não apenas inova em sua linguagem, como traz como personagens mulheres com muito a nos ensinar. O selecionado para o Prêmio Elo de Aquisição para o Visões Periféricas de 2021 é "Anastácias", de Thatiane Almeida.