Projetos de formação na periferia

Quando: 29/03 (seg), às 19:30

Transmissão ao vivo pelo Site, Facebook Youtube com interpretação simultânea para LIBRAS. 

É inegável a importância dos projetos de formação audiovisual para as periferias do nosso país. Por isso, no dia 29 de março, às 19:30, iremos celebrar e debater sobre os modos de feitura e resistência de projetos ligados à educação pública, coletivos, ongs, enfim, sujeitas e sujeitos que trabalham pelo incentivo de acesso à cultura. Ficamos contentes em reunir representantes da  Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual e do coletivo audiovisual TV OVO.

Janaína Damasceno, mediação

Janaina Damaceno Gomes é Professora Adjunta na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Uerj, em Duque de Caxias e uma das fundadoras do FICINE – Fórum Itinerante de Cinema Negro. É doutora em Antropologia pela USP, onde foi orientada pelo professor Kabengele Munanga. Hoje, Janaina coordena o grupo de pesquisas Afrovisualidades: estéticas e políticas da Imagem Negra onde se dedica a pesquisar a história visual do negro na África e na diáspora negra.

Alita Sá Rego (FEBF)

Alita Sá Rego está professora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), o campus da Uerj em Duque de Caxias. Diplomada pela Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ. É coordenadora do Laborav, o laboratório de audiovisual da FEBF, onde desenvolve a pesquisa prático-teórica Canal Laborav, Televisão, Educação e Periferia e o projeto de extensão “TV FEBF, criação de uma TV Menor em uma faculdade de educação”.  Além de ser um laboratório de pesquisa na  área do audiovisual, o Laborav funciona como uma pequena produtora onde os futuros professores produzem seus próprios vídeos através da metodologia das práticas inventivas, baseadas no fazer/aprender. Também trabalhou em diversas emissoras de televisão como roteirista, produtora, editora e diretora, além de escrever roteiros de vídeos e de multimídias para o SESC, Senai e SENAC.

Christian Saghaard (Oficinas Kinoforum)

Christian Saghaard é cineasta, fotógrafo e coordenador de oficinas e mostras audiovisuais; trabalha há 20 anos em festivais e projetos de exibição, fazendo curadorias e programações. Dirigiu 6 filmes de curta-metragem, entre eles "O AVÔ DO JACARÉ", com temática infanto juvenil, tendo recebido alguns prêmios. Dirigiu também o longa-metragem "O FIM DA PICADA", que ganhou prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Porto Alegre – Júri e Crítica (Cine Esquema Novo) e na Mostra do Filme Livre-RJ (categoria de filmes com apoio estatal). Idealizador, com Zita Carvalhosa, do projeto Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, que produziu mais de 80 oficinas audiovisuais para jovens de várias regiões do estado de São Paulo.

Neli Mombelli (TV OVO)

Documentarista, produtora cultural e professora de audiovisual na Universidade Franciscana, com mestrado e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria. Integra o coletivo audiovisual TV OVO há 12 anos onde atua na elaboração de projetos, como oficineira de realização audiovisual e na direção, produção e montagem de filmes. Dentre as principais produções audiovisuais estão Quando Te Avisto (2020), Feminino Substantivo (2019), Depois Daquele Dia (2018), Frequências do Interior (2015), Poeira (2015) e A Semi-lua e a Estrela (2013).