2022

Estão abertas as inscrições de projetos de longa de ficção para o Visões Lab 2022.

O Festival Visões Periféricas é um projeto singular que amplia, por meio da exibição de filmes e laboratório de desenvolvimento de projetos, o espectro de visões sobre espaços periféricos brasileiros a partir do olhar de quem vive o seu cotidiano. Em 2022 o Festival Visões Periféricas comemora 15 anos de existência entre os dias 15 e 20 de fevereiro.                        As inscrições de filmes já se encerraram. 

Nessa edição especial o Visões Periféricas lança em sua terceira edição o Visões Lab, uma plataforma de fortalecimento do setor audiovisual composta por ações de formação, articulação, inovação e desenvolvimento do mercado. Neste ano o Visões Lab acontecerá de modo online e irá selecionar 6 projetos de longas de ficção que irão receber uma mentoria nas áreas de roteiro, direção e produção executiva. Ao final do processo de desenvolvimento os projetos irão se apresentar em um Pitching para uma banca formada por players do mercado. Clique aqui para saber mais sobre o Visões Lab, ou aqui para inscrever seu projeto. As inscrições de projetos para o Visões Lab vão até o dia 30 de novembro!

O Festival Visões Periféricas foi o primeiro festival no Brasil a dedicar sua curadoria à um recorte de filmes representativos da diversidade cultural presente nas periferias brasileiras. Em 15 anos de realização, o Visões abriu caminho e se consolidou como projeto e inovador de difusão audiovisual no país, desenvolvimento de projetos, formação de rede e inserção do jovem realizador de periferia no circuito nacional de festivais. Atualmente, o festival possui 4 mostras competitivas em caráter permanente:

  • Fronteiras Imaginárias (competitiva): filmes de até 30 minutos produzidos por realizadores independentes de todo o Brasil.
  • Cinema da Gema (competitiva): filmes de até 30 minutos produzidos no Estado do Rio de Janeiro.
  • Panorâmica (competitiva): filmes com duração de pelo menos 40 minutos (média e longa metragens).
  • Visorama (competitiva): filmes de até 15 minutos produzidos em projetos de formação audiovisual no ensino básico, médio e/ou projetos do terceiro setor.