Júri

Marinete Pinheiro

Mostras Fronteiras Imaginárias e Cinema Da Gema

Cineasta, Jornalista, Escritora e Diretora do Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul, estudou Cinema na EICTV/Cuba (Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños) na carreira de Direção de Documentário. Publicou os livros "Salas de Sonhos - Histórias dos cinemas de Campo Grande" e "Salas de Sonhos II - Memórias dos Cinemas de Mato Grosso do Sul" pela Editora da UFMS. Dirigiu entre curtas, médias e longas metragens "A Dama do Rasqueado", premiado nacionalmente, "Beth e Betinha" e "Ano que vem tem mais". Curadora dos Festivais de Inverno e Feira de Literatura de Bonito, Festival América do Sul e Ìcaro (Guatemala), dirigiu e foi apresentadora do Programa Curta MS (TVE Cultura de MS). Mestranda em Cine Latino-americano pela Universidade de Havana, em 2019, recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro, do Ibram, pelo curso de documentário "MS 40 anos em Histórias Cinematográficas”.

Mariana Jaspe

Mostras Fronteiras Imaginárias e Cinema Da Gema

Soteropolitana, diretora e roteirista. Especialista em Cinema, Televisão e Mídias Interativas pela Universidad Rey Juan Carlos, de Madri, e Direção de Cinema pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro. Atualmente, é autora na Rede Globo, está desenvolvendo uma série para Globplay e finalizando o documentário "BATEKOO - Um filme de afeto". Fez sua estreia no cinema com o curta-metragem "CARNE", lançado em 2018, selecionado para mais de trinta festivais ao redor do mundo e está em fase de finalização de seu segundo filme, "DEIXA", protagonizado por Zezé Motta. No teatro, é co-autora da peça infantil "Ombela: A Origem das Chuvas" e do espetáculo "TRINTA E DOIS", cujo livro homônimo foi lançado em 2020. Como montadora, concorreu ao Emmy Internacional (2016) junto à equipe do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob. Na publicidade, já dirigiu projetos para GNT, Banco Original, Rexona, Niely, Invisalign, MTV e ONU.

Daniela Siqueira

Mostras Panorâmica e Visorama

Professora do curso de Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP e Mestre em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora integrante do Projeto Minas Mundo, grupo de pesquisa dedicado a pensar o cosmopolitismo na cultura brasileira. Desenvolve investigações com foco no estudo das relações entre cinema, história e memória com desdobramentos no campo da preservação audiovisual. Coordenadora do projeto de extensão da UFMS: "O audiovisual nas escolas: construindo o conhecimento a partir de imagens e sons".

Fernando Sousa

Mostras Panorâmica e Visorama

Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ), possui Especialização em Sociologia Urbana pela UERJ e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Possui experiência de pesquisa nas áreas de Antropologia e Sociologia. Atuou como consultor da ONU-HABITAT Brasil para a implantação e coordenação de políticas públicas em favelas da cidade do Rio de Janeiro. Criou o argumento e realizou a pesquisa para a produção do documentário "Manobreiro de Água" e a direção, roteiro e argumento do filme "Intolerâncias da Fé", ambos produzidos no âmbito do edital da faixa Sala de Notícias do Canal Futura. Assina a direção, roteiro e pesquisa do documentário Nosso Sagrado, Nossos Mortos Têm Voz e Entroncamentos, ambos produzidos pela Quiprocó Filmes. É cofundador e diretor executivo da Quiprocó Filmes.