Lançamento do livro Diálogos Sensíveis

Dia 17 de fevereiro, 19h - Livro Diálogos sensíveis: Experiências entre o audiovisual e a educação | Editora NAU

Transmissão ao vivo pelo Youtube e site do Festival. Com janela de interpretação para LIBRAS.

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Diálogos Sensíveis

Autores: Alexandre Silva Guerreiro; Alessandra Gomes; Aline Veríssimo Monteiro; Anderson Caldeiras; Antonio Pinheiro; Daniele Grazinoli; Eliany Salvatierra Machado; Fabiana Melo Sousa; Fabrício Borges; Franciele Campos; Greice Cohn; Liana Lobo; Maria Elizabeth Batista Moura Diniz; Marta Alarcon Chamarelli; Priscila Pacheco dos Santos; Rafael Romão Silva; Sônia Cristina Vermelho e Valentina Carranza Weihmuller. 

Este livro é fruto do IV Encontro de Educadores do Audiovisual e do IV Encontro Deseducando o Olhar. A proposta dos Encontros de Educadores do Audiovisual é promover “encontros”, criando um espaço para que as pessoas que trabalham com o audiovisual em processos educativos possam se conhecer, conversar, “estar juntes” ou “se juntarem”.

A realização do IV Encontro de Educadores do Audiovisual só foi possível por causa da parceria do Festival Visões Periféricas, que trouxe em 2017 para o IV Encontro de Educadores o IV Encontro Deseducando o Olhar, evento que procura gerar uma reflexão principalmente sobre processos formativos de audiovisual nas periferias brasileiras. Foi assim, com o apoio e a parceria entre a UFF e o Festival, que conseguimos reunir pessoas que ainda não sabiam que eram “educadores audiovisuais”, mas que já trabalhavam com o audiovisual, em exibição de filmes, através de cineclubes, oficinas, produções e projetos.

Optamos por identificar, também, quem trabalha com cinema como educador/a audiovisual, porque entendemos que o termo audiovisual é mais abrangente que a palavra cinema, que tem um lastro de significados ligado a assistir a um filme exibido na tela e em uma sala escura. Audiovisual, na presente publicação, significa peças imagéticas e sonoras, com narrativa ou não, que possam ser vistas através de uma projeção em uma tela, uma parede, nos aparelhos de celulares, nas telas dos computadores ou nos jogos de videogame.

O conjunto de textos a que o leitor terá acesso está organizado em quatro seções: a primeira trata de “Audiovisual e educação: formação do educador audiovisual”; a segunda, “Audiovisual e educação: novas representações sobre a periferia”; a terceira, “Audiovisual e educação: processos na escola”; e a quarta, “Audiovisual e educação: novos agentes”.

 

Organização de

Eliany Salvatierra Machado

Docente do Departamento de Cinema e Vídeo e do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual – PPGCine da Universidade Federal Fluminense – UFF.

Liana Lobo Baptista

Educadora Audiovisual pela graduação em Cinema e Audiovisual – Licenciatura da Universidade Federal Fluminense (UFF). A partir de 2019, integra o Núcleo de Arte do Centro Pedagógico – Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como Professora de Audiovisual. Em 2021, pesquisa encontros entre as Infâncias e o Audiovisual no Mestrado em Educação e Docência da FaE/UFMG.

Marcio Blanco

Professor do curso de bacharelado em Audiovisual da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Doutor e mestre em Comunicação na linha de Tecnologias de Comunicação e Cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Curador e coordenador geral do Festival Visões Periféricas e do Visões Lab, laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais. Desenvolve pesquisas e projetos na interface entre cinema e educação com foco na produção audiovisual nas escolas e periferias.

Maurício De Bragança

Docente do Departamento de Cinema e Vídeo e do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual – PPGCine da Universidade Federal Fluminense – UFF.