Regulamento do Festival Visões Periféricas 2022

O 15º Festival Visões Periféricas é um projeto realizado pela Imaginário Digital e Supimpa Produções. O presente regulamento tem o objetivo de selecionar filmes curta, média e longa metragens para as Mostras Competitivas do Festival. Em 2022 o Festival Visões Periféricas comemora 15 anos de existência entre os dias 15 e 21 de fevereiro.

Regras gerais

  1. O festival é composto de mostras competitivas e temáticas:
    • Fronteiras Imaginárias (competitiva): filmes de até 30 minutos produzidos por realizadores independentes de todo o Brasil.
    • Cinema da Gema (competitiva): filmes de até 30 minutos produzidos no Estado do Rio de Janeiro.
    • Panorâmica (competitiva): filmes com duração de pelo menos 40 minutos (média e longa metragens).
    • Visorama (competitiva): filmes de até 15 minutos produzidos em projetos de formação audiovisual no ensino básico, médio e/ou projetos do terceiro setor.
  2. Os filmes devem ter sido produzidos a partir de setembro de 2020.
  3. As inscrições vão até o dia 22 de novembro.
  4. Para efetuar a inscrição, o interessado deve:
    • Acessar sua conta de usuário no portal Imaginário Digital no endereço http://imaginariodigital.org.br/user
    • Caso ainda não possua conta, o usuário deve criar seu cadastro no portal Imaginário Digital no endereço www.imaginariodigital.org.br/user/register
    • Acessar a ficha online, preencher todos os campos obrigatórios e encaminhar os trabalhos com fotos com qualidade, stills em alta, cartazes, redes sociais e outros materiais de divulgação (se houver), conforme orientação no item 7 abaixo.
    • Para efeito de inscrição os filmes devem ser enviados apenas de forma online.
  5. Para envio online (upload) os arquivos devem ser gerados no formato MPEG 4 (MP4) e tamanho máximo de 100MB [MC1]. O usuário também pode optar por registrar seu filme em uma URL no YouTube ou no Vimeo, e nos disponibilizar o acesso informando a senha.
  6. Para cada filme deverá ser realizada uma inscrição em separado, mesmo que o autor deseje inscrever outros trabalhos.
  7. Não há restrição quanto aos gêneros dos filmes. Podem ser inscritas obras documentais, ficcionais, experimentais, dentre outras, desde que estejam dentro dos limites de tempo/ tamanho/resolução e em acordo com a mostra proposta.
  8. O realizador autoriza que seu filme seja exibido no circuito cineclubista caso ele venha a ser selecionado para as mostras competitivas. O circuito cineclubista é uma parceria que leva a programação para outras localidades e não implica em nenhuma fim comercial.
  9. Os proponentes autorizam que a organização do Festival e seus patrocinadores façam uso de trechos das obras inscritas desde que seja para exibição sem fins comerciais e pelo período de um (1) ano.
  10. É de responsabilidade única, exclusiva e irrestrita do proponente que inscrever a obra audiovisual no Festival Visões Periféricas 2022 a observância e regularização de toda e qualquer questão relativa aos direitos autorais, conexos e de imagem envolvidos na obra inscrita, cabendo exclusivamente ao mesmo obter o devido consentimento para utilizar, veicular e disponibilizar a obra audiovisual contendo nome, imagem, obras e interpretações de terceiros, devendo respeitar integralmente a legislação vigente e arcando com o pagamento respectivo, se for o caso.
  11. O proponente que inscrever sua obra audiovisual no Festival Visões Periféricas 2022 exime, desde já, a organização e os patrocinadores do projeto, de quaisquer responsabilidades relativas aos direitos autorais – patrimoniais e morais -, conexos e de imagem envolvidos na obra audiovisual inscrita.
  12. Ao inscrever sua obra neste Festival o realizador/proponente estará responsável por todos os registros obrigatórios para exibição temporária em mostras e festivais, tais como de Classificação Indicativa da obra, junto ao DEJUS (Ministério da Justiça) e CPB (Certificado de Produto Brasileiro), junto a ANCINE.
  13. Os casos omissos desse Regulamento serão decididos pela organização do Festival.
  14. O ato de inscrição implica na concordância automática do proponente com todas as disposições do presente Regulamento.

 

Seleção de filmes

  1. A lista dos filmes selecionados será divulgada pela comissão de organização do Festival em janeiro de 2022 no site www.imaginariodigital.org.br/visoes-perifericas/2022
  2. Após a divulgação dos resultados, as cópias de exibição dos filmes selecionados deverão ser enviadas para a organização do Festival por meio online ou deverão ser entregues, preferencialmente, nos suportes HD ou PENDRIVE. A produção do Festival se encarregará da devolução desses materiais em até 30 dias após o encerramento do evento, sem ônus para o realizador.
  3. É de inteira responsabilidade do realizador/proponente enviar cópias de exibição de alta qualidade.

 

Votação e premiação

A comissão do júri oficial composta por especialistas em audiovisual, educação e tecnologia irá selecionar uma (01) obra de cada competitiva exibida em sala de cinema.

Para mais informações e esclarecimento de qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail contatoimaginario@imaginariodigital.org.br