Apresentação

Convocatória Visões Lab 2022

O Visões Lab é uma plataforma de fortalecimento do setor audiovisual composta por ações de formação, articulação, inovação e desenvolvimento do mercado. O diferencial em relação a outras ações semelhantes é que essa plataforma cria um ambiente com potencial de gerar negócios entre players e projetos de audiovisual comprometidos com o estímulo à projetos inovadores e de qualidade, inserção de novos realizadores no mercado e a ampliação de representações das periferias brasileiras no audiovisual brasileiro.

Neste ano o Visões Lab irá acontecer de forma 100% online e selecionará 6 projetos de longas de ficção que irão receber uma mentoria nas áreas de roteiro, direção e produção executiva.

Ao final do processo de desenvolvimento os projetos irão se apresentar em um Pitching para uma banca formada por players do mercado.

Inscrições

Os projetos interessados em participar do Visões Lab Online deverão se inscrever por meio de uma pré-inscrição gratuita até o dia 30 de novembro.

Para efetuar a inscrição o proponente deve:

Informações para pré-inscrição no Visões Lab (modalidade projeto)

  • Apresentação do projeto (máximo de 1 [uma] página/ 500 palavras);
  • Sinopse (com até 600 palavras);
  • Argumento (com até 5.000 palavras);
  • Ao menos 1 (uma) e no máximo 3 (três) cenas desenvolvidas em forma de roteiro audiovisual, e 1 (um) parágrafo para cada cena apresentada que justifique as razões para escolha desta(s) cena(s).
  • Fiofilmografia do produtor e do diretor (enviar links de trabalhos);
  • Currículo da Empresa Produtora e dos Coprodutores;
  • Orçamento do projeto em grandes itens: desenvolvimento, pré-produção, produção, finalização. A finalidade deste documento é informar a ordem de grandeza do projeto, para que possa ser avaliado pela comissão de seleção, organização e mentores (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);
  • Plano de financiamento (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);
  • Além dos materiais obrigatórios supracitados, poderão ser apresentados, ainda, materiais complementares como informações e referências visuais, trabalhos anteriores do realizador e/ou produtor, cronograma de desenvolvimento, estratégias de comercialização, etc. (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário).

Critérios de seleção

Quatro critérios irão nortear a seleção: qualidade, estágio de desenvolvimento, currículo/biografia dos responsáveis e a proposta temática do projeto.

Regulamento

O Visões Lab 2021 acontecerá totalmente de forma online, sendo as mentorias e Pitching por video-conferência.

Os players que irão participar do Pitching, bem como apoios e prêmios serão anunciados futuramente pela organização do Visões Lab.

Os documentos deverão ser enviados através do formulário online preenchido até às 18h (horário de Brasília / GMT -3) da data limite de inscrição.

Os projetos serão avaliados pela comissão de seleção da edição e as decisões desta são irrevogáveis.

No ato da inscrição, a produção do filme se compromete a inserir menção à participação no programa e a logomarca do Visões Lab nos créditos do filme.

No ato da inscrição, a produção do filme se compromete a aceitar o compartilhamento de resumo e/ou argumento do projeto para que possa ser trabalhado em colaboração com todos os profissionais participantes do programa, bem como aceitar todos os termos estabelecidos neste regulamento.

Informações e contato

Os projetos serão recebidos digitalmente através do formulário de inscrição online.

Todos os documentos anexos devem ser reunidos em arquivos formato PDF.

Os projetos deverão ser enviados até às 18h (GMT -3) do dia 30 de novembro de 2021. Os projetos enviados após a data-limite de inscrição serão desconsiderados.

Eventuais dúvidas referentes à convocatória ou ao Visões Lab devem ser esclarecidas exclusivamente através do e-mail visoeslab@imaginariodigital.org.br.

O Visões Lab é uma atividade desenvolvida pela Supimpa Produções Artísticas e Culturais em correalização com a Imaginário Digital.