Debate

Debate | Estéticas negras no audiovisual contemporâneo

Dia 5 de março (domingo) | 15h
Estação Net Botafogo | Sala 3

Abordando as construções simbólicas e imagéticas do audiovisual negro contemporâneo, a mesa "Estéticas negras no audiovisual" faz um percurso a partir dos processos artísticos e das obras dos realizadores convidados. Com participação de Sabrina Fidalgo e Márcio Brito Neto, e mediação de Janaina Oliveira (ReFem).

Sabrina Fidalgo - Debatedora

Sabrina Fidalgo é uma multipremiada diretora e roteirista do Rio de Janeiro. Ela foi nomeada pela publicação americana BUSTLE em oitavo lugar como uma das “Female Filmmakers Across the Globe Who Are Breaking Ground In Their Own Country”. Estudou artes cênicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNI-RIO), cinema na Escola de TV e Cinema de Munique (Alemanha) e fez especialização em roteiro pela ABC Guionístas España pela Universidad de Córdoba. Seus curtas e médias-metragens como “Black Berlim” (2009) e “Personal Vivator” (2014) já foram exibidos em mais de 300 festivais ao redor do mundo. O média-metragem ficcional “Rainha” (2016) ganhou mais de 30 prêmios e foi selecionado no Festival Internacional de Cinema de Roterdã, entre outros. Seu curta-metragem “Alfazema” (2019) ganhou o troféu de Melhor Filme do Júri Popular no 29º Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, foi premiado com os Candangos de Melhor Diretor e Melhor Trilha Sonora no 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e foi um dos curtas finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Em 2020 foi presidente do júri do 48º Festival de Cinema de Gramado, tornando-se a primeira mulher negra a ocupar esse cargo. Em 2022 voltou a fazer parte do júri da 50º edição do festival. Ainda em 2022 Fidalgo teve sua videoinstalação “Voyage, Voyage” - obra criada durante a pandemia do COVID-19 - selecionada pela prestigiada galeria de arte brasileira “A Gentil Carioca” para participar da 17ª edição da exposição coletiva “Abre-Alas” marcando sua estreia como artista visual. Desde 2021 colabora como colunista da versão on-line da revista Vogue Brasil. Seus próximos projetos incluem dois longas de estreia; o documentário “Time to Change” e o longa-metragem “Karnaval”, ambos produzidos pela Gullane.

 

Marcio Brito - debatedor

Márcio Brito Neto é cineasta, produtor cultural e diretor de teatro. Doutorando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Comunicação e bacharel em Cinema pela PUC-Rio. Dirigiu, roteirizou e produziu o documentário "Serra do Caxambu" (2015), o curta-metragem "Olhares" (2021) e o longa-metragem   "Munzenza: O brado do tempo",  contemplado pelo Edital Arranjos Regionais - Ancine/BRDE, em pré-produção.  Foi assistente de produção do longa "Favela é Moda" (2020) e da Mostra Première Brasil do Festival do Rio (2016).  Como pesquisador se interessa pelas transdisciplinaridades que envolvem Cinemas Negros, Documentários, Filosofias Africanas e Representações Étnico-Raciais no Cinema. Realiza a pesquisa de doutorado “Akilombamento Cinematográfico: Ubuntu e os Cinemas Negros Brasileiro”, que mapeou e analisou 400 cineastas negros, negras e negres que dirigiram filmes entre os anos 2000-2020. Atualmente é parecerista do Ministério da Cultura (MinC) e idealizador da plataforma de streaming destinada aos Cinemas Negros brasileiro, chamada UBU PLAY, contemplada pelo edital FOCA 2022, a ser lançada em novembro/2023.

Janaína Oliveira ReFem - Mediadora

Cineasta e pesquisadora, Janaina Oliveira ReFem é mestra em Cultura e Territorialidade pela UFF e está Vice-presidenta da APAN. Desde de 2020 desenvolve pesquisa sobre cinema feito por mulheres negras e na Raio Agency trabalha com boas práticas de diversidade e inclusão no mercado audiovisual.

Seu trabalho mais recente o curta-metragem docficção Joãosinho da Goméia o Rei do Candomblé, 2020/RJ. Foi selecionado para mais 50 festivais nacionais e internacionais, recebeu 8 premiações entre elas Menção Honrosa no 14º Visões Periféricas e foi exibido em salas comerciais de cinema no Espaço Itaú em 2021, em 3 capitais: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.com distribuição da Vitrine Filmes.