Júri Oficial

Vania Lima

Mostras Fronteiras Imaginárias e Panorâmica

É diretora, produtora e roteirista desde 1999. Iniciou a carreira na TV Aberta, no Grupo Bandeirantes de televisão, atuando a seguir no SBT – Bahia, TV Educativa da Bahia, emissoras onde criou e dirigiu atrações jornalísticas, musicais, ficcionais, coordenando diversos núcleos de trabalho. Como diretora atuou em mais de 30 projetos audiovisuais entre séries, curtas e filmes. Dentre os últimos, destacam-se os longas Cartas Para...  e Pontos de Força, as séries Memórias do Brasil 2ª e 3ª temporadas e Trindade Nordestina com estreias previstas para 2024-2025. Atualmente dirige a área de conteúdo do Grupo Têm Dendê, do qual é sócia fundadora, referência na produção audiovisual e gestão de propriedades intelectuais com uma cartela de mais de 50 títulos exibidos no Brasil, Costa Rica, EUA, Dinamarca e Panamá. No repositório de autores da Biblioteca Nacional se encontram 69 registros produzidos em sua autoria vinculados a cinema e televisão, nos gêneros documentário e ficção.

Luiz Carlos

Mostras Fronteiras Imaginárias e Panorâmica

É diretor da Couro de Rato, documentarista e produtor executivo, seu trabalho aborda processos políticos e movimentações sociais, narrando lutas populares e pensamentos dissidentes. Dentre as obras recentes que dirigiu estão a série Enredos da Liberdade (2024), e os docs Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor (2022); Genocídio e Movimentos (2021) e Homens Invisíveis (2019).

Pê Moreira

Mostras Cinema da Gema e Visorama

É roteirista, diretora e produtora. Dirigiu o curta Ave Maria (2022), que teve uma estreia premiada no Festival de Brasília. Atualmente, desenvolve o longa de ficção Dalva-K (Erica de Freitas) e a série de ficção Número Ímpar (Pê Moreira e Thomas Argos), além de fazer a pré-produção do seu segundo curta, O Menino e As Borboletas Zumbis, uma co-direção com Thomas Argos.

Uilton Oliveira

Mostras Cinema da Gema e Visorama

É soteropolitano, historiador, realizador audiovisual e cineclubista. Idealizador e curador do Cineclube Cine Outrx e da Mostra do Filme Marginal. Dirigiu os curtas: Encruza, Nossos Passos Seguirão os Seus, O Carnaval de Rua é Festa do Povo. Atua na pesquisa, curadoria, programação, produção e distribuição de filmes. Integra a APAN - Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro onde colabora como Gestor de Conteúdo e Logística da Plataforma de Streaming Todesplay e no GT de Distribuição.

Bianca Martins

Júri do Curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense UFF para o prêmio especial da Mostra Visorama

Bianca Martins é uma cineasta em formação pela UFF, apaixonada por cinema e todas as diferentes formas de audiovisual. Gaúcha, nascida em Santa Cruz do Sul, RS, reside atualmente em Niterói e busca sempre unir o olhar do interior com a vivência carioca. Costuma atuar como diretora ou montadora em seus projetos, sendo uma amante do teatro e da preparação de atores.

Lucas Nathan

Júri do Curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense UFF para o prêmio especial da Mostra Visorama

É estudante de cinema e audiovisual- licenciatura na Universidade Federal Fluminense(UFF). Fez curadoria  para 'Mostra Crias' do Festival Brasileiro de Cinema Universitário(FBCU). Ex-bolsista Faperj, com o projeto de Iniciação científica- Machado em três tempos: adaptações audiovisuais de Dom Casmurro, de Machado de Assis. Atualmente é bolsista Pibid, lecionando audiovisual e cinema para as crianças nas escolas. É realizador do curta-documentário "Pura", exibido na Mostra Cinema e Audiovisual de Licenciatura UFF (MOLA).

Daniel Gustavo

Júri do Curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense UFF para o prêmio especial da Mostra Visorama

É bacharel em Direito e graduando em licenciatura em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal Fluminense desde 2020. Fundador do Coletivo Ambientalista Olaria Verde e fundador do Bloco Galho Verde. Possui, desde 2017, a Mamute Produtora Audiovisual em conjunto com Gabriel Vazzoler. Seu trabalho mais recente é o curta-metragem “Limão Forte” (2022, dir. Gabriel Vazzoler, função: Produtor). Além desse, já atuou em outros curtas como editor, produtor, assistente de direção, assistente de edição e assistente de som, dos quais destacam-se: “Eu Sou” (2022, dir. Kassia Viana, função: Editor), a série documental “Verdejantes'' (2021, dir. Daniel Gomes), “TSSS” (2019, dir. Gabriel Vazzoler, função: produção), “Inflexões Poéticas” (2019, dir. Paulo Lopes, função: Diretor de Fotografia),série documental “Semana da Leopoldina” (2020 e 2021 dir. Daniel Gomes), “Isolamentei” (2021, dir. Daniel Gomes), “Bar” (2020, dir. Fred Machado, função: roteirista), “Lua de mel do papai” (2021, dir. Miguel Gustavo, função: edição), “Poeme-se” (2021, dir. Fred Machado, função: edição), “3x Brasilidades” (2021, dir. Miguel Gustavo, função: edição), “Canceladx” (2020, dir. Vinícius Lopes, função: roteirista). Atualmente encontra-se no processo de pré-produção da série “Verdejantes: Ambiente-se” na função de roteirista e como Produtor Executivo do Evento “Dia D Cultura” e Coordenador da “Semana da Leopoldina”.

Victoria Pereira

Júri do Curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense UFF para o prêmio especial da Mostra Visorama

É graduanda em Licenciatura em cinema e audiovisual na UFF. Trabalha com cinema e educação nas escolas, atualmente bolsista do PIBID pelo CAPES, dando aulas de introdução ao cinema em escolas estaduais de Niterói. Na área cultural, trabalha atualmente como coordenadora de produção no FBCU e já trabalhou na Mostra Que Desejo e na mostra O Cinema e o Fim dos Tempos como assistente de produção e comunicação. Na parte de produção de conteúdo, cobriu o Festival do Rio 2022 e o Festival de Cinema de Vassouras 2023 como imprensa. Atualmente, estuda Curadoria para Cinema, utilizando seus conhecimentos no Festival Brasileiro de Cinema Universitário e na VII edição do ROTA Festival. Escreve críticas, artigos e notícias para o Club do Filme. Estreou como realizadora em dezembro de 2022, com seu curta-metragem documental "Vovó Tricolor: A Vida É Maravilhosa", exibido no Festival Guarnicê de Cinema em 2023.