Depoimentos

Leia um pouco do que foi dito a respeito da Parte 1

João Moreira Salles, cineasta

"Tomara que o segundo Na Real aconteça logo (...) A sua turma não está na sua cidade necessariamente, a sua turma está no mundo. E o virtual ajuda você a encontrar sua turma."

Walter Carvalho, cineasta e fotógrafo

"De uma certa forma vocês inauguraram uma nova maneira de fazer documentário. Eu fiquei com um caderno cheio de anotações, muita coisa de interesse e já fico com saudades."

Petra Costa, cineasta

"Na Real é um time incrível de diretores. Gostei de ver as perguntas do público, bem interessantes. Plateia afetiva."

Maria Augusta Ramos, cineasta

"Acho que o seminário reforça mais uma vez o momento exuberante e sólido do documentário brasileiro. E me parece muito importante evidenciar isso hoje, quando o audiovisual no Brasil é atacado de forma dura e sistemática."

Batman Zavareze, artista visual e curador

"De fato temos aqui um novo formato que só tende a evoluir entre os seus realizadores, o público e seus convidados." 

Silvio Da-Rin, cineasta

"Vocês estão proporcionando uma experiência extraordinária para todos aqueles que se interessam pelo documentário brasileiro contemporâneo."

Bia Lessa, diretora de teatro e de cinema

"Tão emocionante. Encontros incríveis. Alegria monstra."

Karen Harley, montadora

"Esse gesto de criação e compartilhamento que vocês estão nos trazendo nesses encontros nos alimentam de trocas e poesias, tão importantes no nosso cotidiano hoje (...) Espero ansiosamente pelo Na real virtual 2."  

Pedro Vinicius, cineasta

"Eis que surge o Na Real e o contato com a obra de tantas feras do nosso cinema. Fui imediatamente provocado a retornar a ilha de edição repensar completamente o meu filme. A frustração deu lugar à esperança e à vontade de terminar esse filme de qualquer forma."

Julio Calasso, ator e diretor

"Qualidade absoluta, proposta ousada e inteligente, participação alentadora e de reflexão necessária, ponta de lança."

Filippo Pitanga, crítico

"Um compartilhamento e uma intimidade de trocas, de abertura e encontros, cada qual na intimidade de sua casa, de seus quartos, de suas famílias, trocando não apenas palavras e filmes, e sim aprendizados e sensações recíprocas de vida. Transformando uns aos outros."

Andrea Pasquini, cineasta

"A cabeça e o coração andam a mil por aqui, tudo por conta desses encontros sensacionais que têm acontecido no Na Real."

Rodrigo Fonseca, jornalista

"Vai ter hashtag #ficanarealvirtual por todo canto da web (...) o maior evento cinematográfico feito no Brasil em 2020, até agora."  

Fernando Mozart, roteirista, diretor e curador

"Eu sabia que seria bom, mas me surpreendi porque excedeu minhas expectativas."