Visorama 2

A sessão contará com recursos de audiodescrição.

Edição: 
2019
Exibição: 
qui, 26/09/2019 - 16:30
Local:
Mostra para exibição:
Filmes

Hoje teci imagens que me habitam há muito tempo

Em 2015, Nilo chega para fazer faculdade de cinema na UFC. Passaram-se os quatro anos de faculdade e, em ato de homenagem e despedida, une suas memórias em um filme.

Cabeça de Rua

Célia recebe uma proposta para um trabalho fichado em uma loja após trabalhar durante muitos anos como lavadora de carros. Em seu último dia na rua, ela precisa passar seu ponto de trabalho para sua prima, ao mesmo tempo que precisa lidar com sua insegurança em relação ao novo desafio profissional.

Colcha de Retalhos

Através da história de vida e da atuação política de Nair Jane, ex-trabalhadora doméstica e líder sindical, Colcha de Retalhos procura mostrar o trabalho doméstico enquanto sinônimo de luta por direitos. Pela rica narrativa da personagem, o filme atravessa a importância do movimento sindical para a conquistas dos direitos trabalhistas das domésticas, a luta das mulheres e o racismo no Brasil.

Lealdade

No Quilombo de Damásio – tal como em praticamente todo o Estado do Maranhão – a brincadeira da “dança portuguesa” faz parte dos extensos festejos juninos.

Que herança é esta? Como podem os negros cultuar uma tradição do colonizador, depois de séculos de dor?

Neste jogo de identidades uma família de dançantes relembra histórias, convidando-nos a refletir acerca das relações de poder e opressão, medo e orgulho.

CoroAção

A performer Mariana Maia transita seu corpo pela cidade numa narrativa sensorial que envolve a relação da água na sua ancestralidade enquanto mulher preta.