Funcionamento e Regulamento

Clínicas e Pitching

Todos os projetos selecionados irão passar por uma Clínica, onde receberão uma mentoria  nos aspectos de direção e produção entre os dias 11 e 15 de setembro. Cada sessão de mentoria irá durar 2 horas. Os 10 projetos mais bem qualificados durante a seleção para o laboratório serão apresentados em Pitching no dia 14 de setembro. Os projetos que forem selecionados para se apresentarem no Pitching passarão por um warm-up (aquecimento).

Rodadas de Negócio

Ainda dentro do universo dos projetos selecionados que receberão clínica, aqueles que estiverem em um estágio de desenvolvimento mais avançado, segundo entendimento da comissão de seleção, serão conduzidos para Rodadas de Negócio com possíveis financiadores (previamente contactados) no dia 13 de setembro.

Palestras

As palestras do Visões Lab também acontecerão dos dias 11 e 15 de setembro, irão abordar temas e contar com palestrantes que podem contribuir para a aproximação entre o público do Visões Periféricas e o mercado audiovisual. As palestras do Visões Lab tem o objetivo de articular um debate em torno de temas que reflitam a relação entre tecnologia, mercado audiovisual e periferias. O festival irá convidar profissionais que tenham notória experiência em suas áreas de atuação e que possam efetivamente contribuir para a divulgação de experiências e informações que auxiliem na aproximação entre as realidades das periferias, seus realizadores e o mercado audiovisual.

A lista completa de consultores e palestrantes será divulgada até o dia 20/08. As palestras terão os seguintes temas:

  • Master Class
  • Distribuição e exibição;
  • Diversidade de gênero e raça no audiovisual;
  • Modelos de negócio para co-produção;
  • Tendências tecnológicas para o mercado audiovisual no Brasil;

 

Divulgação da seleção para o Visões Lab (modalidade projeto)

O resultado de seleção para os pré-inscritos na modalidade projeto será divulgado no dia 20 de agosto. A efetivação da inscrição deverá ser feita até o dia 24 de agosto por meio de pagamento no sistema que será disponibilizado.

Pagamentos e confirmação da inscrição

IMPORTANTE:  Após a divulgação da seleção dos projetos pré-inscritos, as inscrições só serão confirmadas e validadas mediante pagamento de uma taxa de inscrição final, que garante a participação no Visões Lab. Caso o projeto seja pré-selecionado e não efetue o pagamento da taxa de inscrição final até a data limite estabelecida pelo Visões Lab, perderá a vaga pré-definida, que por sua vez será disponibilizada a outro projeto qualificado devidamente pré-inscrito e em cadastro de espera.

Na modalidade projeto será cobrado a taxa de inscrição de R$ 150,00 por participante, sendo obrigatório que o projeto esteja vinculado ao CNPJ de uma produtora audiovisual e que, no mínimo, um deles - diretor ou produtor - participe presencialmente do Visões Lab. Caso ambos participem cada um deverá pagar uma inscrição individual.

Na modalidade ouvinte o pagamento será aberto no dia 20/09 em sistema que será disponibilizado. Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 por pessoa, que dará direito à participação em todas as palestras do Visões Lab, Master Class e apresentações de Pitching.

Informações para pré-inscrição no Visões Lab (modalidade projeto)

  • Apresentação do projeto (máximo de 1 [uma] página/ 500 palavras);
  • Sinopse (com até 600 palavras);
  • Argumento (com até 5.000 palavras);
  • Ao menos 1 (uma) e no máximo 3 (três) cenas desenvolvidas em forma de roteiro audiovisual, e 1 (um) parágrafo para cada cena apresentada que justifique as razões para escolha desta(s) cena(s).
  • Biofilmografia do produtor e do diretor (enviar links de trabalhos);
  • Currículo da Empresa Produtora e dos Coprodutores;
  • Orçamento do projeto em grandes itens, com descrição das seguintes etapas: desenvolvimento, pré-produção, produção, finalização. A finalidade deste documento é informar a ordem de grandeza do projeto, para que possa ser avaliado pela comissão de seleção, organização e mentores (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);
  • Plano de financiamento (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);
  • Além dos materiais obrigatórios supracitados, poderão ser apresentados, ainda, materiais complementares como informações e referências visuais, trabalhos anteriores do realizador e/ou produtor, cronograma de desenvolvimento, estratégias de comercialização, etc. (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário).

 

Critérios de seleção

Quatro critérios irão nortear a seleção: qualidade, estágio de desenvolvimento, currículo/biografia dos responsáveis e a proposta temática do projeto.

Regulamento

Os canais que irão participar do Pitching e Rodadas de Negócio, bem como apoios e prêmios serão anunciados futuramente pela organização do Visões Lab.

Os documentos deverão ser enviados através do formulário online preenchido até às 18h (horário de Brasília / GMT -3) da data limite de inscrição.

Os projetos serão avaliados pela comissão de seleção da edição e as decisões desta são irrevogáveis.

No ato da inscrição, a produção do filme se compromete a inserir menção à participação no programa e a logomarca do Visões Lab nos créditos do filme.

No ato da inscrição, a produção do filme se compromete a aceitar o compartilhamento de resumo e/ou argumento do projeto para que possa ser trabalhado em colaboração com todos os profissionais participantes do programa, bem como aceitar todos os termos estabelecidos neste regulamento.

Informações e contato

Os projetos serão recebidos digitalmente através do formulário de inscrição online.

Todos os documentos anexos devem ser reunidos em arquivos formato PDF.

Os projetos deverão ser enviados até às 18h (GMT -3) do dia 10 de agosto de 2018. Os projetos enviados após a data-limite de inscrição serão desconsiderados.

Eventuais dúvidas referentes à convocatória ou ao Visões Lab devem ser esclarecidas exclusivamente através do e-mail visoeslab@imaginariodigital.org.br.

O Visões Lab é uma atividade desenvolvida pela Supimpa Produções Artísticas e Culturais em co-realização com a Imaginário Digital.

Visões Lab – Laboratório de Projetos Audiovisuais.

Rio de Janeiro, 10 de julho de 2018.