2024

Festival Visões Periféricas 2024 

A 17ª edição do Festival Visões Periféricas tem o prazer de divulgar os filmes selecionados para as mostras competitivas. Confira a lista completa aqui

O Festival Visões Periféricas é um projeto pioneiro e singular no Brasil que amplia, por meio da exibição de filmes e laboratório desenvolvimento de projetos, o espectro de visões sobre espaços periféricos brasileiros. Em 2024 será realizada a 17ª edição, entre os dias 20 e 26 de março.

O tema e conceito do Festival Visões Periféricas estão refletidos em seu próprio nome. Todos os anos a programação do Visões procura espelhar a potência estética e a diversidade presentes nas periferias brasileiras a partir do olhar de realizadores que vivem o dia a dia desses territórios geográficos, sociais e existenciais. Essas qualidades são trabalhadas, tanto na curadoria das Mostras de filmes, quanto nas atividades paralelas, destacando-se o Visões Lab, um laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais.

O Visões Periféricas foi primeiro festival no Brasil a se dedicar exclusivamente a esse recorte de curadoria que foi se desenvolvendo ao longo de 17 anos em quatro eixos que atualmente constituem, cada um, as principais mostras que compõe o Festival:

  • Fronteiras Imaginárias (competitiva): filmes de até 30 minutos produzidos por realizadores independentes de todo o Brasil.
  • Cinema da Gema (competitiva): filmes de até 30 minutos produzidos no Estado do Rio de Janeiro.
  • Panorâmica (competitiva): filmes com duração de pelo menos 40 minutos (média e longa metragens).
  • Visorama (competitiva): filmes de até 15 minutos produzidos em projetos de formação audiovisual no ensino básico, médio e/ou projetos do terceiro setor. 

 

Visões Lab 2024 

Junto com o festival irá acontecer pelo quarto ano o  Visões Lab, uma plataforma de fortalecimento do setor audiovisual composta por ações de formação, articulação, inovação e desenvolvimento do mercado. O diferencial em relação a outras ações semelhantes é que essa plataforma cria um ambiente com potencial de gerar negócios entre players e projetos de audiovisual comprometidos com a inovação, qualidade, inserção de novos realizadores no mercado e a ampliação de representações sobre as periferias brasileiras no audiovisual brasileiro.  Leia o regulamento e inscreva seus projetos.  As inscrições encerraram-se no dia 15 de janeiro.

 

Envie seu filme

Para efetuar a inscrição de filmes o interessado deve: 

  • Ler o regulamento a seguir;
  • Acessar sua conta de usuário no portal Imaginário Digital;
  • Procurar por "Adicionar novo filme" no fim da tela. 
  • Caso ainda não possua conta, o usuário deve criar seu cadastro clicando no rodapé deste site em "crie sua conta aqui";
  • Acessar a ficha online, preencher todos os campos obrigatórios e encaminhar os trabalhos com fotos com qualidade, stills em alta, cartazes, redes sociais e outros materiais de divulgação (se houver), conforme orientação no item 7 acima;
  • Para efeito de inscrição os filmes devem ser enviados apenas de forma online.

Inscrição e Regulamento: 

A 17ª edição do Festival Visões Periféricas é um projeto realizado pela Imaginário Digital e Supimpa Produções. Este regulamento orienta a inscrição e seleção de filmes curta, média e longa metragens para as Mostras Competitivas do Festival. Em 2024 o Festival acontecerá de modo presencialmente e online de 20 a 26 de março.