Palestrantes e Master Class

Master Class (CCBB - 14 de setembro, às 17h30)

Com Jeferson De - Cineasta, diretor da Buda Filmes, e 

Mediação de: Janaína de Oliveira - Idealizadora e coordenadora do Ficine, Fórum Itinerante de Cinema Negro 

Palestra Diversidade de gênero e raça no audiovisual (CCBB - 13 de setembro, às 18h)

Recente pesquisa feita pela Ancine apontou para ausência de diversidade de gênero e raça na direção de filmes que chegam às salas comerciais do Brasil. Quais são os caminhos políticos e estéticos para superar esse panorama e tornar o audiovisual um setor mais inclusivo e plural.

Palestra Distribuição e Exibição (CCBB - 14 de setembro, às 15h)

As diversas janelas de exibição, do cinema ao digital, definem diferentes estratégias de captação e distribuição da obra audiovisual. Como criar e sobreviver em um cenário cada vez mais segmentado e que exige a busca de públicos específicos.

Palestra Modelos de Negócio para co-produção (CCBB - 15 de setembro, às 15h)

É comum que produtoras de pequeno porte se deparem com dificuldades na hora de captar para projetos de maior fôlego financeiro. A co-produção torna-se, então, uma estratégia de alavancagem. Quais são os desafios e modelos possíveis de co-produção?

Palestra Tendências tecnológicas para o mercado (CCBB - 15 de setembro, às 17h30)

As formas de contar uma história ou comunicar uma ideia por meio do audiovisual passa por fortes transformações trazidas por inovações tecnológicas como a realidade virtual, aumentada e o cruzamento de diferentes plataformas digitais. Essa mesa traz um painel de tendências no mercado e na indústria.

MASTER CLASS - Jeferson De - Cineasta, diretor da Buda Filmes

Roteirista e diretor dos premiados curtas “Distraída para a Morte” (2001), “Carolina” (2003) e “Narciso Rap” (2005). Foi editor e finalizador em projetos na MTV e SBT, e produtor os programas “Brasil Total” e “Central da Periferia” da TV Globo. Autor do livro “Dogma Feijoada e o Cinema Negro Brasileiro” (2005). Em 2009 funda a produtora Buda Filmes em parceria com a diretora e produtora Cristiane Arenas. Seu longa-metragem de estréia “Bróder” (2010) foi selecionado no 60º Festival de Berlim e no Brasil recebeu o prêmio de melhor filme pela APCA e 11 indicações no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Foi diretor do programa “Tramavirtual” e da sexta temporada do “Conexões Urbanas” (Multishow), da série “Condomínio Jaqueline” (Fox/TV Cultura) e de 3 temporadas da série “Escola de Gênios” (Gloob/Mixer) e apresentou o programa “Mais Direitos, Mais Humanos” (TV Brasil). Dirigiu também os longas “O Amuleto” (Paris Filmes/Downtown) e “Correndo Atrás” (Europa Filmes/Globofilmes). Em 2018 roterizou e filmou o longa metragem “M8” (Migdal/Paris Filmes) em finalização e prepara o longa metragem “Prisioneiros da Liberdade” (Elo Company/Globofilmes).

Janaína de Oliveira - Idealizadora e coordenadora do FICINE, Fórum Itinerante de Cinema Negro

Pesquisadora e curadora, Janaína Oliveira é doutora em História, professora no IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), e Fulbright Scholar no Centro de Estudos Africanos na Universidade de Howard, em Washington D.C. nos EUA. Atualmente é curadora do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul (RJ) e do FINCAR (Festival Internacional de Realizadoras / PE), além de integrar as comissões de seleção de filmes do Festival de Brasília (DF), do Kinofoum (SP) e da Semana dos Realizadores (RJ). Faz parte da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro). É idealizadora e coordenadora do FICINE, Fórum Itinerante de Cinema Negro (www.ficine.org). Janaína é curadora das Mostras Fronteiras Imaginárias e Cinema da Gema.

Dodô Azevedo - Cineasta, Escritor, Roteirista do Programa Lázaro Ramos (TV Globo)

Mestre e Doutor em Estudo das Linguagens pelo Dep. de Letras PUC-RJ, Filósofo e Professor. Escritor, publicou os livros Pessoas do Século Passado (Ed. Rocco, 1999), DJ Pessoal (Ed. Rocco, 2005) e Fé na Estrada (Editora Leya Casa da Palavra, 2013). Jornalista, articulista na Folha de São Paulo e O Globo e colunista do G1-Site de Notícias TV GLOBO. Roteirista do programa Lázaro Ramos (TV Globo). Cineasta, produtor, diretor e roteirista dos longas Memória Tangerina, 2013 (Prêmio de Melhor Filme Festival de Estocolmo 2014), Girassol, coprodução Chile, Brasil, Irã, e Eu só e nada mais, 2015 (Prêmio American Indie Festival 2015), e dos curtas Eva na Primavera e Eva no verão 2013/2014. Consultoria de roteiro para o filme Na Estrada, de Walter Salles, 2013. Videoartista, criou a videoarte EU FUTURO LOOP 10 para o aniversário de 10 anos do Oi Futuro, em exibição permanente e exibida em Paris pela Residência Ecole D'ars Marseille, 2017. Músico, produtor musical e cultural, criador e gerente Coletivo Vamos - mapeamento dos movimentos culturais na periferia do Rio de Janeiro.

Emy Lobo - Diretora, Fotógrafa, Criadora do canal Sobre Elas do YouTube

Emy Lobo é diretora, fotógrafa e criadora do Sobre Elas, um canal do YouTube com minidocs sobre mulheres e feito por mulheres. Neste ano, idealizou e ministrou o curso de Produção Audiovisual para YouTube na Academia Internacional de Cinema (AIC). Em 2017, lançou a campanha #SobreMachismoNoAudiovisual, que reúne relatos de mulheres que trabalham no cinema, TV e fotografia sobre os diversos tipos de opressão que sofrem no meio. Estudou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e Comunicação na PUC-Rio. Em 2016 dirigiu o documentário "Nem tão amigos assim - Uma ilha entre elas e ele", filmado por ela sozinha durante uma viagem à Cuba. Seus filmes têm foco em videoativismo e são produzidos de forma independente, na maioria das vezes feitos para serem vistos na internet.

Emílio Domingos

Emílio Domingos, cineasta e cientista social formado pela  UFRJ, atualmente é mestrando em Cultura e Territorialidades pelo PPCULT - UFF. Diretor, pesquisador e roteirista, com o foco em documentários e antropologia visual. Dirigiu 9 curtas e 3 longas-metragens, dentre eles os longas Deixa na Régua (2016), A Batalha do Passinho (2013), e L.A.P.A. (2008); e os curtas A Palavra Que Me Leva Além: Histórias do Hip Hop Carioca (2000), Quando Xangô Apitar (2011), Cante um Funk Para um Filme (2007), Minha Área (2006), Família Tetra (2003) entre outros. Além da produção documental, também dirigiu os videoclipes Alteração (ÉA!) - BNegão e os Seletores de Frequência; Para Onde Irá Essa Noite - Lucas Santtana;  Curimba Riddim - DigitalDubs; e Dali – Marcelo Yuka; e trabalhou na área da pesquisa em filmes como Mistério do Samba (2008) e Pierre Verger (2000) entre outros. No momento realiza o seu quarto longa metragem intitulado Favela É Moda e roteiriza um documentário sobre Gilberto Gil.

Maria Rita Nepomuceno - Editora de conteúdo do Canal CINEBRASiLTV

Maria Rita Nepomuceno é cineasta formada pela UFF, com mestrado em Multimeios pela Unicamp onde especializou-se no cinema de Pasolini com financiamento da FAPESP. Estudou dois anos na Itália, pesquisando  nos arquivos Pasolini da Cinemateca de Bolonha. Trabalhou na curadoria de Festivais de Cinema (FBCU e CURTA CINEMA) e na produção e direção de seus dois filmes autorais: O dia de Salma, 2010 (curta ficcional) e Joel e Gianni, 2015 (média documental). Desde 2015 trabalha como editora de conteúdo do Canal CINEBRASiLTV, onde responde pela programação, contratação de projetos e licenciamentos

Barbara Sturm - Diretora de Conteúdo da Elo Company

Atua no mercado de comercialização de filmes desde 2007. Formada em cinema, participou dos programas internacionais de especialização em distribuição CICAE Training, do Festival de Veneza e Berlinale Talent Campus, do Festival Internacional de Cinema de Berlim. Como diretora da distribuidora de arte Pandora Filmes,  durante quatro anos foi responsável pela aquisição e estratégia de lançamento no Brasil de 34 filmes brasileiros e internacionais – entre eles Que horas ela volta? de Anna Muyalert que teve 500K espectadores no Brasil. Durante cinco anos foi programadora do Cine Belas Artes. Em 2016 concluiu pós-graduação em mobilização digital na PUC-SP. É professora do curso Planejamento Estratégico para Cinema, realizado no Unibes Cultural e no Centro Cultural B_arco, ambos em São Paulo. No início de 2017 assumiu como diretora de conteúdo na distribuidora e agente de vendas internacionais Elo Company, responsável pelas áreas de aquisições de conteúdo, análise de projetos para investimento em produção e coordenação dos lançamentos em cinema.

Marcio Blanco

Coordenador geral do Festival Visões Periféricas e Diretor da Associação Imaginário Digital. Cineasta e pesquisador doutorando em Comunicação Social pela UERJ na linha de Tecnologias de Comunicação e Cultura.

Russ Rive - Diretor da SuperUber

Pioneiro na integração entre design, arquitetura e tecnologia, Russ Rive fundou, com Liana Brazil, o estúdio experimental SuperUber em 2002, com sedes no Rio e São Francisco (EUA). A SuperUber cria experiências que vão desde instalações individuais até exposições e performances, e expõem ao redor do mundo, em locais como o Victoria & Albert Museum (Inglaterra), e a ONU (EUA). No Brasil, participaram de projetos como o Museu do Amanhã (Rio) e Memorial de Minas Gerais (Belo Horizonte). Participam de festivais como o Spot Festival (Dinamarca), The Creators Project (EUA, Espanha, China e Brasil), e fazem apresentações em instituições como a Parsons School of Design (New York). Inauguraram recentemente a Casa Firjan (Rio) e o projeto multimídia e interativo para o Frost Science Museum em Miami (EUA). Russ lançou recentemente o SuperViz, uma plataforma colaborativa em 360º para arquitetura e construção.

Arthur Protasio - Diretor criativo e designer de narrativas da Fableware

Arthur Protasio é contador e amante de histórias. Roteirista na TV Globo e diretor criativo da Fableware, produtora independente especializada em desenvolver conteúdo multiplataforma e transmídia. Bacharel em Direito e Mestre em Design, seu portfólio inclui a novela, Geração Brasil, indicada para o prêmio Digital Emmy; o programa de TV colaborativo, Lazinho com Você; as experiências em Realidade Virtual, Angest e O Rastro VR; os games Cavaleiros do Zodíaco: Cosmo Cards, Holodrive, GUTS e Sword Legacy: Omen, finalista nos festivais BIG, Indie Prize, Quo Vadis e vencedor de Melhor Narrativa no SB Games

Diego Barboza - pesquisador no Instituto SENAI

Doutor em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2016). Mestre em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2011). Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (2008). Trabalha há oito anos na área de computação gráfica, jogos e simuladores, tendo desenvolvido o jogo Unnamed Fiasco para PC e Xbox One e pesquisas na área de computação gráfica e sistemas distribuídos, jogos educativos e de entretenimento, e simuladores para treinamento. Atualmente é Pesquisador no Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Virtuais, trabalhando com pesquisa nas áreas de simulação, realidade virtual e aumentada.  
 

Geovana Cypreste - Coordenadora Institucional da BRAVI

Jornalista, com extensão em Roteiro pela PUC-SP, Processos para TV pela FGV-RJ e Gestão Cultural pela Cândido Mendes-RJ. Mais de 20 anos de experiência na área de jornalismo e desenvolvimento de projetos, conteúdo audiovisual e multiplataforma. Atuou na TV Cultura de São Paulo, na Univesp TV, na TV Brasil e TV Educativa no Rio de Janeiro. Na BRAVI desde 2013, atua nas áreas de gestão institucional e atendimento estratégico aos associados.

Vladimir Seixas - Diretor da produtora Couro de Rato

Formado em Filosofia pela UERJ e em Direção Cinematográfica pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro, seu curta de estreia, "Hiato", foi selecionado para vários festivais nacionais e internacionais e recebeu 12 prêmios. Depois de realizar outros curtas, também com circulação, dirigiu seu 1º longa "Atrás da Porta", documentário que acompanha a luta de ocupações de prédios e os abusos dos despejos na cidade do Rio de Janeiro. Trabalhou como a Assistente de Direção em séries para TV e longas durante 3 anos. Dirigiu recentemente seu 2º longa "Vozerio" pela produtora Couro de Rato, onde é sócio, premiado como melhor filme no Festival CachoeiraDoc. Recentemente lançou o documentário sobre linchamentos no Brasil "A Primeira Pedra", vencedor do 8º DocFutura e coproduzido com o Canal Futura.  E, também, está realizando o longa "Nosso Rolê", sobre rolezinhos e ocupações de shoppings, em coprodução com o CineBrasilTV.

Séverine Roinssard Lisboa - Diretora da Parati Films

Séverine fundou a Parati Films, em França (Paris) e Brasil (Rio de Janeiro) no espirito de ser uma empresa de intercâmbios cinematográficos principalmente entre França, Europa e os países de América Latina. O dinamismo dos 3 departamentos de Parati Films: organização de eventos & prestação de serviços, tradução de roteiros ( prestando o serviço de consultoria) e legendas, e produção de filmes, nos fazem colaborar duravelmente com inúmeros professionais do cinema e festivais internacionais. Como por exemplo o  Festival de Cannes, como prestadora oficial desde 2011 do Institut francais para a coordenação do programa professional La Fabrique des cinémas du monde. Hoje Severine está orientando uma parte do seu trabalho na Educação a Imagem com o programa internacional, para os pequenos : KINDER CINE. Tambem da aula de Production Managment para estudantes em Master.

Adriano de Angelis

Realizador audiovisual e gestor de projetos especiais em comunicaç ã o e cultura. É Coordenador do Núcleo e Laboratório Audiovisual na ONG Ação da Cidadania. Foi Assessor Especial do Ministério da Cultura, Coordenador de TVs e Plataformas Digitais da Secretaria do Audiovisual, Assessor Especial da TV Brasil e Coordenador Geral da internacional “TV Brasil - Canal Integració n”.