Júri Oficial

Tatiana Carvalho Rocha

Mostras Fronteiras Imaginárias e Cinema Da Gema

Professora e pesquisadora em Cinema e Audiovisual. Doutoranda no PPGCom/UFMG. Conselheira da APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro – e integrante do FICINE - Fórum Itinerante de Cinema Negro. Docente na área de Comunicação e Artes no Centro Universitário UNA (BH/MG)  e professora TI integrante do programa Ânima Plurais no grupo Ânima Educação. Na UFMG, integra o grupo de pesquisa CORAGEM – Comunicação, Raça e Gênero. Colabora em eventos de cinema em curadoria e júri. Desde 2018, integra a equipe de curadoria da Mostra de Cinema de Tiradentes. É co-autora dos livros Olhares Contemporâneos (2011), Mulheres Comunicam: Mediações, Sociedade e Feminismos (Ed. Letramento, 2016), Cinema Brasileiro em resposta ao país (ed. Universo Produção, 2022),  Un-Mapping the Global South (E. Routledge 2022 – no prelo),  entre outros.

Júlio Bezerra

Mostras Fronteiras Imaginárias e Cinema Da Gema

É professor dos cursos de Audiovisual e Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Fez estágios pós-doutorais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Columbia University. Autor de Documentário e jornalismo: Propostas para uma cartografia plural (Garamond, 2014) e A eterna novidade do mundo: especulações sobre um certo cinema contemporâneo (Garamond, 2019). Repórter e crítico de cinema, colaborou com uma ampla gama de publicações (Revista Programa, Revista de Cinema, Bravo!, Mosh, Cinética etc.). Curador e produtor de diversas retrospectivas, como as de Abel Ferrara (CCBB, 2012), Samuel Fuller (CCBB, 2013), David Lean (2015), Jean Renoir (CCBB, 2016), Spike Lee (2018) e Scorsese (2019). Coproduziu e codirigiu a série Esquinas para o Canal Brasil (Globosat), dirigiu os curtas E agora? (2014) e Pontos corridos (2017), e produziu o longa Tokio Mao (2019), de Marina Pessanha.

Takumã Kuikuro

Mostras Panorâmica e Visorama

Takumã Kuikuro  Cineasta, membro da aldeia indígena Kuikuro, atualmente vivendo na aldeia Ipatse, no Parque Indígena do Xingu. Takumã é reconhecido nacional e internacionalmente pelos seus filmes, tendo sido premiado pelos festivais: Festival de Gramado, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Olhar de Cinema, Jornada Internacional de Cinema da Bahia, Festival de Filmes Documentário Etnográfico, Festival Presence Autochtone de Terres em Vue.Em 2017, recebeu o prêmio honorário “Bolsista da Queen Mary University London”. E foi, em 2019, o primeiro jurado indígena do Festival de Cinema Brasileiro de Brasília, 2022 idealizador de projeto 1 festival de Cinema e cultura indígena FeCCI 2022.

Clementino Junior

Mostras Panorâmica e Visorama

Clementino Junior é cineasta, educador audiovisual e ambiental, doutor e mestre em educação, pesquisador do GEASur e fundador do CAN - Cineclube Atlântico Negro e CineGEASur.